Topo

Corinthians

Corinthians volta a jogar mata-mata em casa ao lado da Fiel após 771 dias

Gustavo Mosquito, atacante do Corinthians, comemora gol marcado na Neo Química Arena - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Gustavo Mosquito, atacante do Corinthians, comemora gol marcado na Neo Química Arena Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

24/03/2022 04h00

O Corinthians volta a disputar uma partida de mata-mata ao lado de sua torcida após um hiato de 771 dias. Hoje (24), às 19h (de Brasília), o Timão encara o Guarani, na Neo Química Arena, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, em um duelo que acontece em jogo único. Em caso de empate, o classificado para a semifinal do estadual mais disputado do futebol brasileiro será conhecido após cobranças de pênaltis.

Dono da melhor campanha do Grupo A durante a fase de grupos, o Corinthians ganhou o direito de decidir o mata-mata ao lado de sua torcida. Inclusive, é no retrospecto em Itaquera e na pressão vinda das arquibancadas que o Alvinegro busca forças para garantir a vaga nas semis do Paulistão. Nos quase dois anos sem a presença da Fiel nos estádios, o Timão não foi bem nos confrontos eliminatórios.

Levando em consideração todos os jogos em formato mata-mata que o Corinthians jogou com torcida na Neo Química Arena, a equipe teve um aproveitamento de 65,8% com 24 vitórias, 11 empates e apenas sete derrotas em 42 partidas. Olhando apenas para os confrontos em que o duelo decisivo — isto é, aquele que determinava o classificado — foi jogado em Itaquera, o Timão avançou em 18 das 27 vezes que encarou este tipo de embate.

Durante a maior parte da pandemia no Brasil e, portanto, sem a presença da Fiel nas arquibancadas, o Corinthians jogou seis partidas deste tipo em seus domínios e viu seu aproveitamento caiu para 38% dos pontos que disputou. Embora a equipe tenha despachado o Mirassol e a Inter de Limeira em duas edições do Campeonato Paulista, viu o rival Palmeiras a eliminar sem grandes esforços na temporada passada.

Para o jogo desta noite, o técnico Vítor Pereira terá força máxima em campo. Embora a equipe tenha seis desfalques confirmados (Jô, Luan, Bruno Melo, Cantillo, Ruan Oliveira e Ivan), nenhum deles pertence ao time titular e, portanto, não atrapalham os planos da comissão técnica para o duelo com o Bugre. A provável formação corintiana tem Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton (Fábio Santos); Du Queiroz, Paulinho e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Willian e Róger Guedes.

O clube do Parque São Jorge vive uma temporada repleta de expectativa com as participações na Copa Libertadores e Copa do Brasil, competições com fases em caráter eliminatório. Neste cenário, além da manutenção do sonho do título de mais uma edição do Campeonato Paulista, o Corinthians estreia em mata-mata para demonstrar sua força nos grandes jogos em casa.

Corinthians