Cotia vira fundamental e participa de mais da metade dos gols do São Paulo
O São Paulo vive lua de mel com suas joias vindas de Cotia, casa das categorias de base. Depois de uma temporada em que brigou para não cair no Brasileirão, a equipe viu nos jovens jogadores a sustentação para um início melhor de 2022.
A classificação para a semifinal do Paulistão teve participação fundamental dos "made in Cotia", como o clube gosta de chamar suas crias da base. Pablo Maia e Rodrigo Nestor fizeram um gol cada e deram uma assistência cada, além de Marquinhos, que fez o terceiro do São Paulo na vitória por 4 a 1.
A participação massiva dos jogadores da base nos gols do São Paulo não tem sido algo fora do comum. Treze dos 24 gols do clube na temporada tiveram participação dos "made in Cotia", contando passes para assistência, assistências e gols.
O grande destaque é Rodrigo Nestor. Em nova função depois da entrada de Pablo Maia no time titular, o meia se tornou mais participativo ofensivamente e contribuiu em cinco gols são-paulinos: foram duas bolas na rede e três assistências.
"Desde que eu subi, eu venho me preparando para jogar em qualquer posição. Lógico que na posição que eu estava jogando era uma posição que não usa melhor as minhas características, mas se o professor precisar que eu jogue ali, eu jogo sem problema nenhum. Acredito que me encontrei na posição que estou jogando agora, tenho mais liberdade e acho que uso melhor as minhas qualidades", analisou Nestor, depois da vitória sobre o São Bernardo.
Mesmo quem ainda não é titular tem mostrado evolução. Depois de se pressionar para voltar a balançar as redes, Marquinhos já acumula quatro participações em gols do São Paulo. Além de dois tentos, ele deu um passe para assistência e uma assistência na temporada.
"Eu gosto de gente que tem fome, que quer aprender, quer ganhar, quer ser campeão, quer vencer o próximo jogo e esses garotos mostram que têm fome de vitória. Acho que isso é importante ressaltar, porque tomar decisões boas faltando 30 minutos em um jogo eliminatório é sempre mais pesado em um jogo eliminatório", disse Rogério Ceni, em entrevista coletiva.
Uma das boas decisões contra o São Bernardo foi tomada por três jogadores da base. Enquanto o goleiro Alex Alves recebia atendimento médico, Pablo Maia, Marquinhos e Rodrigo Nestor ouviam uma orientação de Rogério para uma jogada ensaiada.
Quando o árbitro autorizou a cobrança de escanteio, Rodrigo Nestor cobrou rápido para Pablo Maia, que dominou e chutou forte para virar o jogo para o São Paulo. "A ideia foi minha, mas o mérito da execução foi toda deles", disse Ceni.
As boas atuações dos jogadores vindos de Cotia dificultaram a vida de alguns reforços para a temporada. Com exceção de Jandrei e Rafinha, os outros quatro ainda buscam espaço no time titular. Alisson chegou a ser homem de confiança de Ceni, mas perdeu espaço por causa de uma lesão muscular. Os problemas físicos também atrapalharam Patrick e Nikão. Contratado com status de estrela, o ex-jogador do Athletico ainda não jogou nenhuma partida completa.
Contratação mais recente, Andrés Colorado disputa posição no meio, um dos setores com mais opções de Rogério Ceni. Atualmente, ele tem sido ocupado com três joias de Cotia: Pablo Maia, Igor Gomes e Rodrigo Nestor. A quarta vaga costumava ser ocupada por Gabriel Sara, mas o camisa 21 ainda se recupera de uma lesão muscular.
Participações em gols dos jogadores vindos da base:
Rodrigo Nestor - 2 gols e 3 assistências
Marquinhos - 2 gols, uma assistência e um passe para assistência
Diego Costa - 1 gol e um passe para assistência
Pablo Maia - 1 gol e 1 assistência
Gabriel Sara - 1 gol
Igor Gomes - 1 passe para assistência
Jonas Toró - 1 gol
Nathan - 1 assistência
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.