Grupo da morte ou moleza: veja os possíveis caminhos na Libertadores
O sorteio da Copa Libertadores, às 12h (de Brasília) de amanhã (25), define os próximos passos dos oito representantes brasileiros no torneio continental. As bolinhas podem colocar Corinthians, Red Bull Bragantino, América-MG e Fortaleza numa fria, mas até os cabeças-de-chave correm risco de cair em um grupo da morte. Abaixo, o UOL Esporte traz algumas possibilidades.
Os quatro clubes brasileiros no pote principal são Atlético-MG, Athletico, Flamengo e o atual bicampeão Palmeiras. O Corinthians está no pote 2, o Bragantino está no pote 3, enquanto América-MG e Fortaleza estão no 4 (veja a relação completa mais abaixo). A Conmebol assim dividiu os 32 participantes com base no ranking de clubes.
Os caminhos de Palmeiras, Fla, Galo e Athletico
Os quatro compõem o pote 1, portanto têm menos chances de cair em um grupo da morte. Ainda assim esta possibilidade não está descartada: há quatro campeões nacionais no pote 2; outros quatro no 3 e algumas armadilhas também no último pote.
Considerando os adversários teoricamente mais difíceis, qualquer um dos quatro poderia dar o azar de ser sorteado, por exemplo, com Del Valle (atual campeão equatoriano), Colón (campeão da Argentina) e Independiente Petrolero (campeão da Bolívia e uma das viagens mais duras da Libertadores). Outro grupo duro seria Colo-Colo (que vive boa fase), Deportes Tolima (campeão da Colômbia) e América-MG —esse, o único que pode enfrentar outro time brasileiro nesta fase, pois se classificou a partir das fases preliminares.
Já um caminho menos exigente, em tese, poderia ser Vélez Sarsfield (um dos lanternas do Argentino), Deportivo Cali (atual vice-lanterna na Colômbia) e Always Ready (que vive má fase na Bolívia).
Possíveis cenários para o Corinthians
O Timão não pode cair em um grupo com cabeça de chave brasileiro, por isso já sabe que cairá com Boca, River, Peñarol ou Nacional (URU). Dos quatro, o que vive pior fase é o Nacional, que não vence há três jogos no torneio local e é o décimo do Uruguaio após seis rodadas —o Peñarol é sétimo.
Um possível grupo da morte para o Corinthians teria, por exemplo, o temido River Plate de Marcelo Gallardo, o velho conhecido Tolima (carrasco em 2011) e o Estudiantes (um dos líderes do Argentino), que pode enfrentar o River pois veio da pré-Libertadores. Já um caminho mais acessível poderia ter Nacional (URU), Deportivo Cali e Talleres (que começou o ano mal).
Possíveis cenários para o Bragantino
A exemplo do Corinthians, o Red Bull Bragantino também já sabe que pega um argentino ou um uruguaio do pote 1. Um possível grupo da morte teria, por exemplo, Boca Juniors, Del Valle e Estudiantes. Um caminho melhor seria, em tese, Nacional (URU), Universidad Católica (campeã do Chile, mas que hoje tem quatro derrotas seguidas) e Always Ready.
Cenários para América-MG e Fortaleza
A situação para a dupla do pote 4 naturalmente é mais complicada. O América-MG não tem qualquer restrição sobre adversário brasileiro e poderia dar o azar de pegar Palmeiras, Del Valle e Colón, por exemplo. Já o Fortaleza não pode enfrentar um time do Brasil nesta fase, mas corre o risco de cair com River Plate, o mesmo Del Valle e Tolina.
Um caminho teoricamente mais acessível para os dois clubes poderia ter Nacional (URU), Cerro Porteño (PAR) e Deportivo Cali (COL).
Os potes do sorteio da Libertadores:
Pote 1
Palmeiras, Atlético-MG, Athletico, Flamengo, Boca Juniors, River Plate, Nacional (URU) e Peñarol.
Pote 2
Corinthians, Cerro Porteño (PAR), Colo-Colo (CHI), Del Valle (EQU), Emelec (EQU), Libertad (PAR), Universidad Católica (CHI), Vélez Sarsfield (ARG).
Pote 3
Red Bull Bragantino, Alianza Lima (PER), Caracas (VEN), Colón (ARG), Deportivo Cali (COL), Deportivo Táchira (VEN), Deportes Tolima (COL) e Sporting Cristal (PER).
Pote 4
América-MG, Fortaleza, Always Ready (BOL), Estudiantes (ARG), Independiente Petrolero (BOL), Olimpia (PAR), Talleres (ARG) e The Strongest (BOL).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.