O Gre-Nal que decidiu a classificação do Grêmio para a final do Campeonato Gaúcho, mesmo com a vitória do Internacional por 1 a 0 no estádio gremista, já que o time de Roger Machado havia vencido no Beira-Rio por 3 a 0, acabou marcado mais uma vez pelas brigas, desta vez envolvendo os jogadores em campo.
Na Live do Mauro Cezar, transmitida pelo Canal UOL nesta quinta-feira (24), o jornalista afirma que as brigas de torcedores são casos para que a polícia e a justiça resolvam, já que são delitos, mas ele também critica a forma como os jogadores não têm sabido lidar com a derrota.
"Os jogadores precisam aprender também a lidar com a derrota. Na Argentina existe uma tradição, um culto aos clássicos maior do que no Brasil. O clássico é um jogo especial e a vitória no clássico é comemorada como título. Consequentemente, a derrota tem que ser aceita e ela é difícil de ser digerida", diz Mauro.
"Aqui no Brasil o que me parece no Gre-Nal é que antes de o jogo terminar, o que nós tínhamos ontem era a insatisfação do Inter porque estava sendo eliminado e um certo incômodo do Grêmio porque se classificava, mas com derrota, porque venceu por 3 a 0 no Beira-Rio, mas estava perdendo e perdeu com aquele belo gol do Taison na Arena do Grêmio. Aí você vê os ânimos um tanto quanto exaltados e enfrentamentos totalmente desnecessários", completa.
O jornalista lembra as reações também às provocações no Brasileirão passado, quando os jogadores do Inter exibiram caixões com o escudo do Grêmio, que estava na zona de rebaixamento e acabaria rebaixado, assim como as músicas provocativas dos jogadores gremistas em vitórias sobre o Colorado e ressalta que é preciso aceitar a derrota.
"Os jogadores precisam lidar melhor com a derrota. Perdeu? Vai para o vestiário, esfria a cabeça, vai para casa, vai fazer outra coisa, esquece o jogo, tenta lidar com isso porque um dos dois vai perder", diz Mauro Cezar.
"O clássico é muito legal e nos estaduais o que faz com que ainda tenham algum apelo além dos jogos decisivos são os clássicos, o resto para os grandes clubes não tem desafio técnico, acho que os jogadores podem e devem melhorar um pouco, especialmente da dupla Gre-Nal, a maneira como lidam com esse tipo de coisa, mas infelizmente não estão conseguindo", conclui.
A próxima edição da Live do Mauro Cezar será na quinta-feira (31). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.