Portugal leva susto, vence em noite apagada de CR7 e sonha com a Copa
Classificação e Jogos
Portugal recebeu a Turquia hoje (24), em jogo único eliminatório válido pela repescagem das Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo do Qatar, e venceu por 3 a 1, com gols de Otávio, Diogo Jota e Matheus Nunes. Cristiano Ronaldo foi muito bem marcado e fez partida apagada, mas colaborou no ataque principalmente criando espaços. Burak Yilmaz descontou para a Turquia.
Com o resultado, Portugal segue vivo na repescagem da Copa do Mundo e enfrenta a Macedônia do Norte, que venceu a Itália por 1 a 0 em Palermo. O vencedor do jogo, enfim, terá a vaga assegurada na Copa do Mundo.
Portugal manda no começo e Turquia responde
O jogo começou muito disputado e, de certa maneira, truncado, com os jogadores tensos e evitando jogadas complexas. Portugal logo assumiu o controle da bola e buscou jogadas pelo lado direito do campo. A Turquia se dedicou a segurar a pressão lusitana e a apostar no contra-ataque.
Aos 15 minutos, depois de jogada trabalhada pela direita e um bom chute de fora da área na trave, Otávio aproveitou rebote para abrir o placar.
Perdendo, a Turquia mudou a postura, se soltou e começou a frequentar mais o campo ofensivo, sendo perigosa principalmente após pressionar a saída de bola portuguesa e conseguir recuperações na entrada da área.
Com a pressão alta da Turquia, Portugal perdeu o domínio do jogo e não conseguiu construir suas jogadas e sair da defesa. A Turquia até chegou a dominar a partida na metade final do primeiro tempo, se estabilizando defensivamente, mas não impediu o gol de cabeça de Diogo Jota após belo cruzamento de Otávio.
Turquia melhora e ameaça no segundo tempo
Com a Turquia precisando do resultado e saindo mais para o ataque, os espaços apareceram para Portugal, que seguiu sofrendo com a saída de bola, a força física e a velocidade dos turcos, que dominaram o meio-campo no começo da segunda etapa.
Aos 20 minutos, a Turquia conseguiu fazer valer o domínio no meio-campo, trocou passes em velocidade, aproveitou os espaços deixados pela defesa de Portugal e fez o gol depois de bela finalização de Burak Yilmaz. O gol deu novo ânimo para os visitantes, que empurraram a seleção lusitana contra a própria área e abusaram dos ataques em velocidade nas costas dos zagueiros portugueses.
Portugal, no segundo tempo, não conseguiu dominar o jogo em nenhum momento e não aproveitou os espaços deixados pela Turquia, que teve a bola, não foi pressionada, melhorou muito com as alterações e encurralou os mandantes. A Turquia chegou a ter um pênalti marcado a seu favor aos 39 minutos após falha de José Fonte, mas o capitão e artilheiro Burak Yilmaz bateu muito mal e isolou.
Após o pênalti perdido, a Turquia não conseguiu ameaçar mais a classificação de Portugal, que passou a gastar o tempo no campo ofensivo. Os mandantes ainda aproveitaram uma Turquia toda desarrumada na fase defensiva para marcar o terceiro gol com o luso-brasileiro Matheus Nunes. No último minuto de jogo, Cristiano Ronaldo ainda mandou uma bola no travessão.
Otávio, o dono do jogo
O brasileiro Otávio nasceu em João Pessoa, na Paraíba, mas se naturalizou português e hoje foi o protagonista da vitória de Portugal ao fazer um gol e dar uma assistência. O atacante brasileiro foi muito acionado pelo lado direito do ataque e correspondeu, participando das melhores chances de gol de Portugal.
De maneira geral, todo o ataque português fluiu bem, com Bruno Fernandes e Bernardo Silva municiando e ditando o ritmo de jogo dos atacantes, mas Otávio foi decisivo ao atacar os espaços e apostar em jogadas individuais e passes decisivos. O atacante luso-brasileiro foi um dos mais ovacionados após ser substituído.
Problemas na zaga de Portugal
Portugal perdeu os dois zagueiros titulares para os jogos da repescagem, já que o veterano Pepe testou positivo para covid-19 e Rúben Dias, do Manchester City, teve uma lesão na coxa atuando por seu clube.
Diante desse cenário, o técnico Fernando Santos optou por improvisar o volante Danilo Pereira, do PSG, na zaga ao lado do veterano José Fonte. Como se não bastasse todos esses problemas, o lateral João Cancelo estava suspenso e também desfalcou o time.
1998 foi a última vez que Portugal ficou de fora da Copa
Portugal participou apenas de sete edições da Copa do Mundo, mas desde 2002 não fica fora do Mundial. A edição de 1998, disputada na França, foi a última vez que Portugal não participou da Copa do Mundo.
Antes de 2002, Portugal havia participado da Copa do Mundo de 1966 e de 1986 apenas. O melhor resultado na história do país na competição foi justamente na primeira vez que participou, em 1966, quando ficou em terceiro lugar. Em 2006, com Felipão no comando, Portugal foi a quarta colocada.
A Turquia só disputou duas Copas do Mundo e se classificou para o torneio pela última vez em 2002, quando foi eliminada pelo Brasil, que seria o campeão sendo comandado por Felipão. Na ocasião, a Turquia terminou em terceiro lugar, melhor colocação na história do país. A outra Copa que a Turquia disputou foi apenas em 1954
Como Portugal e Turquia foram parar na repescagem?
Portugal teve um bom desempenho no Grupo A das Eliminatórias para a Copa do Mundo, mas perdeu para Sérvia no último jogo, em casa, e perdeu a liderança do grupo. Com 17 pontos somados e apenas uma derrota, Portugal ficou em segundo no grupo A, o que colocou o país na repescagem para a Copa do Mundo.
A última rodada colocou justamente as duas melhores seleções do Grupo A frente a frente. Em Portugal, a Sérvia venceu por 2 a 1 com um gol no último minuto, manteve a invencibilidade e garantiu uma vaga direta na Copa do Mundo ao totalizar 20 pontos.
A Turquia teve desempenho ruim na Eurocopa 2020, perdendo todos os jogos na fase de grupos. Já nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, a Turquia fez ótima fase de grupos e somou 21 pontos, perdendo apenas um jogo. Mesmo assim, a equipe acabou atrás da Holanda, que somou 23 pontos e ficou com a vaga direta na Copa do Qatar.
FICHA TÉCNICA
Portugal 3x1 Turquia
Campeonato: Repescagem das Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo
Estádio: Estádio do Dragão, no Porto, em Portugal
Dia: 24/03/2022
Hora: 16h45
Árbitro: Daniel Siebert (ALE)
Assistentes: Jan Seidel (ALE) e Rafael Foltyn (ALE)
VAR: Marco Fritz (ALE)
Gols: Otávio 15/1T (POR), Diogo Jota 41/1T (POR), Yilmaz 19/2T (TUR) e Matheus Nunes 48/2T
Cartões amarelos: Çelik (TUR) e Diogo Jota (POR), Çalhanoglu (TUR), Demiral (TUR), João Moutinho (POR)
Cartões vermelhos: -
Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Danilo Pereira, José Fonte e Raphael Guerreiro (Nuno Mendes); João Moutinho (Matheus Nunes), Bruno Fernandes (William Carvalho), Bernardo Silva e Otávio (Rafael Leão); Diogo Jota (João Félix) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos.
Turquia: Çekir; Kabak, Demiral, Soyuncu e Kutlu (Dursun); Çelik (Yazici), Kokçu (Tokoz), Çalhanoglu e Akturkoglu (Unal); Under e Yilmaz. Técnico: Stefan Kuntz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.