Topo

Atlético-MG

Revelação do Atlético-MG tinha só 38 minutos em campo até chance na semi

Rubens teve a primeira chance como titular do Atlético-MG, na semifinal do Estadual - Pedro Souza/Atlético-MG
Rubens teve a primeira chance como titular do Atlético-MG, na semifinal do Estadual Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

24/03/2022 04h00

Sem contar com Guilherme Arana, convocado à seleção brasileira, e também com Dodô, que operou o joelho esquerdo, o técnico Turco Mohamed teria de improvisar alguém na lateral esquerda diante da Caldense, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro. O escolhido foi o jovem Rubens, revelação das categorias de base do Galo. Uma surpresa geral, já que em nenhuma prévia o nome do meia de 20 anos era cotado como titular.

Com os laterais de origem fora da partida, as apostas eram diversas. Desde a mudança para o esquema com três zagueiros ou a improvisação de outros jogadores, como os volantes Tchê Tchê e Otávio ou o meia Calebe. Mas deu Rubens, que até a partida de ontem, tinha apenas 38 minutos em campo como profissional.

A opção pelo garoto não foi uma invenção do técnico Turco Mohamed, afinal de contas, Rubens também atuou como lateral-esquerdo no período em que esteve nas categorias de base do Atlético. Aliás, por orientação do técnico, o garoto estava até treinando na posição, ao invés de lutar por um lugar no setor ofensivo.

"Rubens vem trabalhando de lateral faz um mês. Falei com ele que teria mais oportunidade de jogar como lateral do que como extremo. Jogou bem, com intensidade e respaldo dos companheiros. Ele fez uma boa partida", disse Mohamed, na entrevista após a vitória por 2 a 0 sobre a Caldense.

Foram quatro anos entre o primeiro treino na Cidade do Galo e a estreia como profissional, que aconteceu na goleada sobre o Uberlândia por 4 a 0, no Mineiro de 2021. Rubens entrou no final da partida e ficou em campo por 11 minutos.

Rubens retornou para a categoria de base e ficou lá durante a temporada 2021. Destaque na Copa São Paulo, com três gols em três partidas, ele foi integrado de forma oficial ao elenco profissional. A única chance em 2022 foi na derrota por 1 a 0 para a URT, quando ficou 27 minutos em campo.

A escolha foi boa, pois Rubens teve atuação elogiada pelo técnico, pelos companheiros e por muitos torcedores. Como Arana e Dodô não estarão à disposição no domingo, o jovem atleticano terá nova oportunidade entre os titulares do Galo.

Atlético-MG