País que eliminou a Itália tem população menor que a de BH e briga por nome
Classificação e Jogos
A Macedônia do Norte ganhou as páginas dos diários esportivos no mundo inteiro após vencer a Itália por 1 a 0, no estádio Renzo Barbera, em Palermo (ITA), pela repescagem das Eliminatórias Europeias — a derrota tirou a atual campeã da Eurocopa da segunda Copa do Mundo consecutiva, já que também não participou do Mundial da Rússia, em 2018.
Carrasco da Azzurra, o país é localizado na península balcânica, no sudeste da Europa, e é um dos sucessores da antiga Iugoslávia (declarou independência em 1991).
Eles têm apenas 2 milhões de habitantes, população menor que algumas capitais do Brasil como Belo Horizonte (MG), com 2,5 milhões, Fortaleza (CE), com 2,6 milhões e Brasília, com 3 milhões — os dados são baseados na estimativa do IBGE para 1º de julho de 2020 nos censos de 2010 e de 2000.
Escópia, a capital do país, é considerada por muitos turistas como a cidade 'mais estranha' do continente. Isso se deve ao fato das pessoas olharem para as obras na cidade e não saberem dizer se é bonito ou estranho.
O nome do país causou polêmica. A Grécia e o pequeno país balcânico ao norte selaram um acordo, em janeiro de 2019, que encerrou décadas de disputa sobre o termo Macedônia. Caso queria saber mais sobre o entrave geopolítico e histórico, clique aqui.
No futebol
Apesar do país não ser muito popular nas competições europeias, alguns atletas da equipe já figuraram em ligas importantes do futebol europeu. O lateral direito Stefan Ristovski, hoje no Dinamo Zagreb, já atuou no Parma e no Sporting, Aleksandar Trajkovski, herói da classificação, já atuou no Palermo e no Mallorca, Enis Bardhi, joga no Levante, e Elif Elmas, que não jogou mas é nome frequiente nas convocações, defende o Napoli.
Na 3ª rodada das Eliminatórias Europeias, a equipe já havia aprontado para cima da Alemanha, venceu a partida por 2 a 1, fora de casa, no estádio Schauinsland-Reisen-Arena, na cidade de Duisburg.
Como parte da Iugoslávia, esteve representada em Copa do Mundo e Eurocopa — e, já sob a atual bandeira, esteve na Eurocopa do ano passado. A campanha, no entanto, não foi nada animadora e acabou na primeira fase com três derrotas.
Um dos ídolos do país no mundo da bola é Goran Pandev, que jogou na Inter de Milão e no Napoli, e hoje defende o Genoa. O atacante de 38 anos se aposentou da seleção após a Euro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.