Topo

OPINIÃO

RMP: 'Quem está salvando o Tite na seleção brasileira é a garotada'

Do UOL, em São Paulo

25/03/2022 00h01

Sem sustos, o Brasil manteve sua campanha impecável nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa-2022. Nesta quinta-feira (24), a equipe comandada por Tite goleou o Chile por 4 a 0 no Maracanã e continua invicta no torneio: são 13 vitórias e três empates, com a classificação para o Mundial já garantida com antecedência.

No Fim de Papo, programa ao vivo do UOL Esporte transmitido após os jogos da seleção brasileira, os jornalistas Renato Maurício Prado, Alicia Klein e Rodolfo Rodrigues destacaram os pontos positivos apresentados pelo Brasil na noite de hoje. Para os comentaristas, os jovens jogadores foram o principal destaque da partida no Maracanã.

"Para mim, quem está salvando o Tite é a garotada, que está trazendo uma coisa nova, um frescor. Pelo menos parece que o Tite está começando a se render a eles. Não veio mais o Roberto Firmino, nem o Gabriel Jesus. Uma porção de gente que quase tinha cadeira cativa. A minha dúvida é se essa garotada, que está pedindo passagem, já vai estar pronta para a responsabilidade de uma Copa", comentou Renato.

Rodrigues ressaltou que os jovens jogadores, sobretudo no setor ofensivo, deram uma boa dor de cabeça para Tite, já que aumentaram o leque de opções para o treinador. "Nos últimos jogos das eliminatórias, o Tite precisou se render à boa fase desses meninos. Antony e Raohinha estavam jogando muito bem no Ajax e no Leeds, respectivamente. O Vinícius Júnior é o melhor brasileiro no futebol europeu hoje. O Tite estava relutante em não o levar, mas o Vinicius Júnior entrou bem e fez jogos importantes. Hoje, ele começou como titular e fez seu primeiro gol. Esses jogadores têm se tornado titulares e bagunçado a cabeça do Tite para montar o ataque titular", opinou o colunista do UOL.

Além dos nomes citados por Rodrigues, Alicia reforçou o papel de Richarlison, de 24 anos, para a seleção. O atacante entrou aos 29 minutos do segundo tempo no lugar de Vinícius Júnior e fechou a goleada. "Embora não seja uma surpresa, com essa volta dele à seleção ele reforça a importância para a equipe. Antes da convocação, houve até uma discussão sobre se ele havia perdido espaço e não iria ao Qatar", frisou.

Além da renovação do setor ofensivo, Rodrigues também chamou a atenção para a atuação de Guilherme Arana. Aos 24 anos, o lateral-esquerdo do Atlético-MG foi titular e teve um bom desempenho diante dos chilenos. "A garotada realmente está pedindo passagem. Hoje, por exemplo, o Guilherme Arana começou como titular e foi bem. Ele vem de boas temporadas no futebol brasileiro pelo Atlético-MG e não estava tendo tantas chances na seleção, mas agora pode brigar para ganhar uma vaguinha no grupo e tem até chance de ser titular. Achei a atuação dele um dos pontos positivos na vitória de hoje", elogiou.

Apesar das qualidades exibidas pela garotada, uma questão deixa Alicia preocupada: a forma como os jovens vão lidar em situações adversas. A fragilidade das seleções sul-americanas, na visão da colunista do UOL, contribuiu para que eles brilhassem; por outro lado, eles não foram tão exigidos assim. "O que me preocupa quando enfrentamos adversários fracos é termos a real medida do quanto esses jogadores serão capazes de se impor diante de um rival mais forte", concluiu.

Não perca! A próxima edição do Fim de Papo será na próxima terça-feira (29), logo após a partida contra a Bolívia pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa-2022. Você pode acompanhar o programa ao vivo pelo Canal UOL e pelo canal do UOL Esporte no Youtube.