Topo

Palmeiras

Abel retranqueiro? Reforço do Palmeiras se admira: 'não sabem de futebol'

Murilo em ação pelo Palmeiras contra o Santo André - Cesar Greco / Palmeiras
Murilo em ação pelo Palmeiras contra o Santo André Imagem: Cesar Greco / Palmeiras

Diego Iwata Lima e Eder Traskini

Do UOL, em São Paulo

26/03/2022 04h00

Perguntem para o zagueiro Murilo se o seu Palmeiras, comandando por Abel Ferreira, é retranqueiro. "Quem está falando [isso] não entende muito de futebol. Ou está com inveja e quer falar algo contra para desestabilizar", responde o camisa 26, de bate pronto.

O defensor deve ser titular do Alviverde, hoje (26), em sua primeira semifinal de Campeonato Paulista. Liberado pela seleção paraguaia, após levar o terceiro cartão amarelo em jogo das eliminatórias, o capitão Gustavo Gómez deve ser seu parceiro no jogo contra o Red Bull Bragantino, às 18h30, no Allianz Parque.

Juntos, eles pretendem manter os impressionantes números de um time que sofreu apenas três gols em 13 jogos no Estadual, mesmo enfrentando os ataques de Série A de Corinthians, São Paulo, Santos e do próprio Bragantino.

Mas, se não é retranca, o que explica esse desempenho?

"A gente tem estratégias. Na hora de marcar, todos se doam, mas na hora de atacar, a gente vai com tudo. Pode ver que, em vários jogos, principalmente na nossa casa, a gente ataca, tem várias finalizações, várias oportunidades para fazer gol", acrescenta ele, em entrevista ao UOL Esporte. E a estratégia vem dando certo.

"Graças a Deus! Acho que é a seriedade, um correndo pelo outro, a determinação de cada um. O Dudu voltando, marcando lateral, o Rony correndo... Passa um para o outro a energia e cada um luta pelo outro. Que a gente mantenha cada vez mais", diz.

Abel queria um canhoto, mas foi conquistado por um destro

Por mais de um ano, Abel Ferreira esperou por um zagueiro canhoto. A temporada de 2020 acabou, a de 2021 começou e terminou, e o tal zagueiro canhoto nunca veio. Quem chegou para o setor, no início de 2022, foi Murilo, um destro que joga na esquerda. E Abel ficou satisfeito.

"Eu sempre joguei na esquerda, sempre tive facilidade pelo setor", explica ele, revelado pelo Cruzeiro, mas que deixou o clube antes da primeira temporada da equipe na Série B. "A gente conversou quando eu cheguei, ele [Abel] falou que estava procurando um canhoto, mas sabia que eu jogava desde sempre na esquerda", conta

"Ele conhece muito os jogadores que vêm, que estão no Palmeiras, está sempre estudando. Ele sabia disso. Eu sempre confiei, mesmo jogando na esquerda, não sendo canhoto, de fazer minha parte bem feita ali. Desde a base eu jogo por ali, me sinto bem nesse lugar. Prefiro jogar na esquerda, mas se me colocar na direita ou no meio de terceiro zagueiro, vou tentar ajudar a equipe", comenta.

Murilo, que fazia dupla no Lokomotiv (RUS) com o ex-corintiano Pablo, atualmente no Flamengo, chegou em forma ao Palmeiras. Tanto, que, ironicamente, desbancou o canhoto Renan para fazer parte da lista de inscritos para o Mundial de Clubes, em Abu Dhabi.

"[Disputar o Mundial] Estava na minha cabeça. As minhas férias todas, eu não parei de trabalhar. Eu abri mão das minhas férias para trabalhar força, velocidade, fiz treino na academia, areia, campo. Eu sabia o que eu queria. A partir do momento em que eu cheguei ao Palmeiras, eu sabia o que queria", contou ele.

"A estrutura, as competições que o clube disputa, eu estava focado nisso. Eu sempre ando assim. Independente do que aconteça, eu quero estar sempre concentrado. Eu sei o clube e a personalidade que eu tenho para honrar o Palmeiras em campo", afirma o jogador, que em menos de quatro meses, joga de olho em uma vaga para disputar sua segunda final pelo clube.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS x RED BULL BRAGANTINO
Motivo: Semifinal do Campeonato Paulista 2022
Data e hora: 26 de março de 2022 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Auxiliares: Luiz Andrini e Evandro Melo
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Gustavo Gómez (Jailson), Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Gustavo Scarpa. Técnico: Abel Ferreira

RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Léo Realpe, Léo Ortiz e Luan Cândido; Jadsom, Eric Ramires e Hyoran; Helinho, Sorriso e Ytalo. Técnico: Mauricio Barbieri

Palmeiras