Cruzeiro vence o Athletic de novo e fará a 1ª final sob a gestão de Ronaldo
Campeão mineiro em 2019, o Cruzeiro nem sequer chegou à final do Estadual em 2020 e 2021. Mas, após dois anos de ausência, a Raposa está mais uma vez na decisão do Campeonato Mineiro. O rumo do futebol começou a mudar após a chegada de Ronaldo, que comprou 90% da SAF cruzeirense. Se fora de campo os bastidores do clube ainda estão quentes, dentro dele as coisas vão muito bem. O time estrelado venceu o Athletic mais uma vez, agora por 2 a 1, no Mineirão, hoje (26) e está garantido na partida do próximo sábado. Será a primeira final do Cruzeiro desde que Ronaldo assumiu a gestão do clube.
A tendência é encontrar o rival Atlético-MG na decisão. O Galo enfrenta a Caldense neste domingo (27), também no Gigante da Pampulha, e pode perder por até dois gols diferença que ainda assim estará classificado. O Mineiro será decidido em jogo único, já marcado para o dia 2 de abril (sábado), às 16h30, no Mineirão.
Quem foi bem: Vitor Roque
Edu é o artilheiro do Cruzeiro na temporada, mas Vitor Roque é o grande o xodó dos cruzeirenses neste começo de 2022. O garoto de 17 anos assumiu a condição de titular e é cada vez mais importante para o time. Enquanto esteve em campo, até os 12 minutos do segundo tempo, participou dos gols do Cruzeiro. Marcou o dele e sofreu o pênalti convertido por João Paulo.
Quem foi mal: Eduardo Brock
Bastante seguro desde a chegada de Paulo Pezzolano, Eduardo Brock fez seu pior jogo em 2022. O zagueiro perdeu disputas que não costuma perder e errou alguns passes.
O jogo do Cruzeiro: faltou o 9
Uma das características do Cruzeiro de Paulo Pezzolano é a quantidade de vezes que o time chega à área adversária. Não foi diferente no jogo deste sábado, diante do Athletic. Mas faltou um homem de área para aproveitar as chances criadas. No caso do Cruzeiro, faltou o camisa 99, já que Edu ficou no banco de reservas.
Edu no banco
Goleador do Cruzeiro na temporada, com nove gols marcados, Edu ficou no banco de reservas. A opção do treinador complicou o centroavante celeste na briga pela artilharia do Estadual. Dos nove gols de Edu em 2022, seis foram no Mineiro. São dois a menos do que Hulk, que lidera o ranking de artilheiros. Apesar das cinco alterações, Edu nem sequer entrou no jogo.
A categoria de João Paulo
Assim como aconteceu contra o Pouso Alegre, João Paulo assumiu a responsabilidade de cobrar o pênalti na ausência de Edu. E o meia mostrou muita categoria, mais uma vez. A cobrança é sem força, mas o suficiente para tirar o goleiro da jogada.
Teve VAR
O gol do Athletic foi marcado por Raphael Lucas, de pênalti. O lance gerou muita reclamação dos dois lados, já que a bola bateu na coxa e depois no braço do volante Machado. A penalidade só foi marcada após o árbitro Marco Aurélio Augusto Fazekas consultar o VAR.
Semifinal decidida
Com o empate aos 42 minutos do primeiro tempo, o Athletic teria todo o segundo tempo para tentar fazer dois gols e conquistar uma inédita classificação à final do Mineiro. Mas Vitor Roque colocou a Raposa em vantagem ainda na etapa inicial, aos 45 minutos. Então, o Athletic precisava de três gols na etapa final. Ali a semifinal estava decidida.
Faltas e cartões
No placar agregado, o Cruzeiro fez 4 a 1 no Athletic. Apesar da larga vantagem, o segundo jogo da semifinal foi bastante pegado. Muitas faltas e muitos cartões amarelos. Foram 40 faltas e dez cartões amarelos, sendo cinco para jogadores do Athletic e cinco para os cruzeirenses.
FICHA TÉCNICA
ATHLETIC 1 X 2 CRUZEIRO
Motivo: Jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 26 de março de 2022, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Frederico Soares Vilarinho
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Cartões amarelos: Wallisson, Raphael Lucas, Danilo, Douglas Santos e Ricardo Oliveira (ATH); Fernando Canesin, Waguininho, João Paulo, Vitor Roque e Rômulo (CRU)
Gols: João Paulo aos 36', Raphael Lucas aos 42' e Vitor Roque aos 45' minutos do primeiro tempo
Athletic: Pedrão, Edson (Diego Petrin, no intervalo), Danilo, Sidimar e Vinicius Silva (Antônio Falcão, no intervalo); Diego Fumaça, Walisson (Ricardo Oliveira, no intervalo) e Willian Mococa; Nathan, Douglas Santos (Alason Carioca, aos 31' do 2º) e Raphael Lucas (Kadu, aos 38' do 2º). Técnico: Roger.
Cruzeiro: Rafael Cabral; Rômulo (Marcelinho, aos 20 do 2º), Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Machado (Adriano, aos 26' do 2º), Fernando Canesin (Pedro Castro, aos 12' do 2º) e João Paulo; Vitor Roque (Vitor Leque, aos 12' do 2º) e Waguininho (Geovane Jesus, aos 21 do 2º). Técnico: Paulo Pezzolano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.