Topo

Grêmio

Grêmio abre final do Gauchão com time longe de estar pronto para Série B

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/03/2022 04h00

O Grêmio que entrará em campo contra o Ypiranga, hoje (26), em Erechim, está longe de ser o time desejado pela diretoria e comissão técnica para a disputa da Série B do Brasileirão. Quem define assim é o próprio clube, que segue no mercado da bola atrás de pelo menos mais três reforços e ainda espera melhor desempenho da equipe de Roger Machado. O treinador é uma das vozes que atesta: o Tricolor atual não é a versão final para o restante da temporada.

Ypiranga-RS e Grêmio jogam às 16h30 (horário de Brasília), no estádio Colosso da Lagoa, o jogo de ida da final do Campeonato Gaúcho.

"Quero jogar mais, sim. Quero poder jogar mais, sim. Porém a gente vai fazer um time competitivo", disse Roger Machado, logo após o Gre-Nal na última quarta-feira (23), que teve vitória do Inter e classificação do Grêmio à decisão do Gauchão.

A ideia do treinador é fazer uma equipe forte fisicamente, com intensidade e vertical. A escalação de agora tem traços do desenho final. Mas ainda é um rascunho.

"A Série B se caracteriza por ser uma competição forte, que se decide muito em confrontos físicos. Em bola parada. O time que levamos à campo nos dois jogos tem força. Campaz, Elias e Tonhão, na lateral, aumentam a estatura do time. Nossa equipe também tem que ter uma característica específica. O que a gente está conseguindo e imaginando para esse time é um time competitivo", declarou Roger.

Nos treinamentos, o Grêmio já começou a migrar para o esquema tático 4-1-4-1. Nos gabinetes, a diretoria contratou dois laterais: Edilson e Rodrigo Ferreira, e segue atrás de um meia e dois atacantes. Com possibilidade de outras duas chegadas: zagueiro e centroavante.

"Ninguém aqui falou que o time está pronto. Todos nós falamos que o time está em formação, com peças a serem agregadas. Vencemos, nos classificamos, e por ora é isso. Ninguém de nós fez ode, rendeu homenagens. Sabemos que competimos, tivemos sucesso. Todos nós tivemos pezinhos no chão para saber que temos que trabalhar ainda, sem sobressalto. Temos que melhorar e vamos melhorar", afirmou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio.

O futebol, porém, não espera. E a final do Estadual começa hoje, com jogo derradeiro em 2 de abril (próximo sábado), na Arena do Grêmio. Hora de fazer o esboço ser o mais perfeito possível.

Grêmio