Grêmio vence Ypiranga com pênalti no fim e abre vantagem na final do Gaúcho
O Grêmio venceu o Ypiranga, hoje (26), e saiu na frente na disputa pelo título do Campeonato Gaúcho. Com um gol já no fim do jogo, de Lucas Silva, de pênalti, o Tricolor fez 1 a 0, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, e agora joga pelo empate para ser pentacampeão.
O pênalti ocorreu num lance em que Diego Churín disputou bola dentro da área e acabou derrubado por Amorim. O árbitro Anderson Daronco não havia marcado, mas foi chamado pelo VAR, reviu o lance, e anotou a penalidade.
Sem saldo qualificado no regulamento, o Tricolor conquista o título com qualquer vitória ou empate em Porto Alegre. Ao Ypiranga cabe vencer para levar aos pênaltis, e se fizer margem de dois ou mais ficar com a taça.
O campeão gaúcho será conhecido no próximo sábado (2), às 16h30 (de Brasília), no duelo de volta marcado para a Arena do Grêmio.
Foi bem: Bitello dita o ritmo
Bitello foi destaque da movimentação do meio-campo do Grêmio. O jovem jogador conseguiu achar companheiros e controlar as ações em uma zona fundamental do jogo.
Foi mal: Luiz Felipe não consegue espaço
Um dos principais jogadores do Ypiranga no Gauchão, o meia Luiz Felipe não encontrou seu espaço no jogo. A tarde ruim acabou no intervalo, quando ele foi substituído.
Campaz acerta a trave três vezes
O colombiano Campaz não estava com sorte no jogo. Primeiro, recebeu cara a cara com o goleiro, tentou encobrir e acertou a trave. Em seguida, chutou de dentro da área após rebatida, a bola bateu no travessão, na trave esquerda e saiu. "Tenho que seguir tentando. Infelizmente, ela passou e não entrou", disse na saída de campo.
Gedeílson dá lambreta
Uma das jogadas mais bonitas do Gauchão aconteceu no primeiro tempo da final. O Ypiranga atacava pelo lado direito e, para ganhar a linha de fundo, Gedeílson improvisou, dando uma lambreta em Diogo Barbosa. Após passar pelo rival, a cobertura colocou a bola para escanteio. "Quero deixar claro que não foi para desrespeitar o adversário de forma alguma. Foi um recurso, tentando vencer a jogada", disse no intervalo de jogo.
O jogo do Ypiranga: insistência na saída e time preso
O Ypiranga foi preso pelo Grêmio. Em casa, o time de Erechim tentou atacar, mas a boa marcação gremista tirou do jogo o principal meio-campista da equipe de Erechim: Falcão. Rodeado de marcadores, ele pouco conseguiu acionar Erick ou Hugo Almeida. Mesmo com mais posse de bola em boa parte do jogo, a equipe criou poucas chances.
O principal problema da equipe de Luizinho Vieira foi a saída de bola. Com muitos erros de passe do goleiro Edson ou dos zagueiros, a posse foi perdida em zonas de risco e a sorte foi que sustentou o jogo. No segundo tempo, o rendimento melhorou bastante a partir da entrada de Cesinha. Falcão, de fora da área, acertou a trave, e no rebote Brenno fez uma boa defesa.
O jogo do Grêmio: marcação forte e contra-ataque
O Grêmio manteve a estratégia que deu certo contra o Inter. A formação no 4-1-4-1 ocupou bem os espaços no centro do campo e dobrou marcação pelos lados. Desta forma, o time de Roger Machado, primeiro, segurou o adversário. Com o Ypiranga sem ameaçar, outra faceta do Tricolor foi o contra-ataque em velocidade. Sobraram chances para Elias e Campaz, mas o gol demorou para sair e só veio nos acréscimos, de pênalti.
Estádio lotado e interior em festa
O Colosso da Lagoa esteve lotado. E não apenas de torcedores do Grêmio. O Ypiranga foi abraçado pela comunidade e viu muita festa desde os primeiros momentos da decisão. Não apenas torcedores do Canarinho, mas aficionados da Chapecoense também estiveram presentes para apoiar a equipe, já que Chapecó fica próximo a Erechim.
FICHA TÉCNICA:
YPIRANGA 0 x 1 GRÊMIO
Competição: jogo de ida da final do Campeonato Gaúcho
Data e hora: 26/03/2022 (sábado), às 16h30 (de Brasília)
Local: estádio Colosso da Lagoa, em Erechim (RS)
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Maíra Mastella Moreira
VAR: Bráulio da Silva Machado
Cartões amarelos: Edson, Bruno Bispo e Gabriel Rossetto (YPI); Bitello (GRE) e Geromel;
Gol: Lucas Silva, do Grêmio, aos 46 minutos do segundo tempo;
YPIRANGA: Edson; Gedeílson (Amorim), Carlos Alexandre, Bruno Bispo e Diego Porfírio; Lorran (Robson), Falcão e Marcelinho (Jefferson); Luiz Felipe (Cesinha), Hugo Almeida (Gabriel Rossetto) e Erick. Técnico: Luizinho Vieira
GRÊMIO: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti; Campaz (Gabriel Silva), Lucas Silva, Bitello (Vini Paulista) e Elias (Janderson); Diego Souza (Churín). Técnico: Roger Machado
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.