Topo

Botafogo

Após queda, Lúcio Flávio elogia Bota e cobra profissionalização de árbitros

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

27/03/2022 19h45

O Botafogo venceu o Fluminense por 2 a 1, na tarde deste domingo (27), no Maracanã. Contudo, o resultado não foi suficiente para garantir a classificação à final do Campeonato Carioca. Lúcio Flávio, que foi treinador interino da equipe em boa parte do torneio, elogiou os jogadores e cobrou um melhor preparo dos árbitros para as partidas. Ao fim do clássico, os jogadores do Alvinegro partiram para cima do trio de arbitragem e foram contidos pela Polícia Militar.

"Tiveram uma postura bacana, boa, personalidade. Procuraram fazer o jogo que a gente tinha passado e conversado a respeito disso. Sem dúvida foi um jogo bom. Infelizmente, não foi o resultado que nos credenciou a chegar a final. Mas foi uma vitória que mostra uma capacidade que a equipe tem", analisou.

Lúcio Flávio, que assumiu o cargo após a demissão de Enderson Moreira, em 11 de fevereiro, ainda afirmou que a atuação na partida deixa uma boa expectativa para a sequência da temporada. Agora, ele cede o lugar para o treinador Luís Castro, que desembarcou na manhã deste domingo no Rio de Janeiro para comandar o time.

O comandante alvinegro também comentou sobre as polêmicas da arbitragem. Ao final da partida, Lúcio Flávio era um dos mais exaltados em campo fazendo cobranças contra os árbitros. Em entrevista coletiva, adotou um tom mais ameno, mas sem deixar de criticar.

"Em relação a arbitragem, são seres humanos. Todos nós cometemos falhas, acabamos errando. Falta uma profissionalização. Futebol evoluiu, melhorou em muitos aspectos e a arbitragem é sempre um tema que se aborda. Como é um esporte que cada vez mais existe investimento, custo é alto... então precisamos rever tudo isso. Existe o VAR, mas por trás dele a decisão é do ser humano. Ainda existem erros e temos que conviver com isso", disse.

Antes da coletiva iniciar, André Mazzuco, diretor de futebol do Botafogo fez pronunciamento em relação à arbitragem. Ele falou, em nome da diretoria do alvinegro, citando que não poderia deixar de externar o sentimento de indignação e também cobrou um melhor preparo dos árbitros.

"A gente não pode mais tolerar isso, tem que haver uma profissionalização, uma análise de competência. A gente não pode toda vez ter que falar de arbitragem, justificar. E os profissionais que erram, que não fazem isso? Se escondem atrás de súmulas, fazem o que querem, criam punição e daqui a pouco estão apitando de novo. Passou da hora de ter uma profissionalização, porque isso às vezes tira totalmente o mérito. Coloco a nossa revolta e total não compreensão do que a gente viu acontecer em nome do Botafogo", afirmou.

Botafogo