Topo

Mineiro tem Atlético-MG x Cruzeiro na final pela primeira vez desde 2019

Hulk cobrou o pênalti do Atlético-MG diante do Cruzeiro - Pedro Souza/Atlético-MG
Hulk cobrou o pênalti do Atlético-MG diante do Cruzeiro Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

27/03/2022 20h14

Os dois maiores clubes de Minas Gerais estão classificados à final do Campeonato Mineiro de 2022. Será a primeira vez que Atlético-MG e Cruzeiro vão decidir o Estadual desde 2019, quando a Raposa levou a melhor. Atual bicampeão, o Galo enfrentou o Tombense e América-MG nas decisões de 2020 e 2021, respectivamente.

A edição 2022 do Mineiro sofreu uma alteração relevante, que é a final em jogo único. A mudança foi escolha de 11 dos 12 clubes que participaram do torneio. Apenas o Atlético se posicionou contra, mas prevaleceu a vontade da maioria, em votação realizada pela Federação Mineira de Futebol.

Portanto, o Estadual em Minas será decidido com apenas um clássico, já marcado para 2 de abril (sábado), às 16h30, no Mineirão. Como determina o regulamento da competição, a divisão dos ingressos será igual, com 50% para cada clube. A renda líquida será compartilhada da mesma maneira, com metade para cada lado.

Anteriormente, o clube com a melhor campanha na primeira fase chegava com vantagem na final. O que não acontece na decisão em jogo único. Em caso de empate, Atlético e Cruzeiro vão decidir nos pênaltis quem será o campeão mineiro de 2022.

Campeão brasileiro e da Copa do Brasil no ano passado, o Galo chega como o grande favorito na decisão. Foram 13 partidas disputadas até a final, com 11 vitórias, um empate e uma derrota. O time alvinegro fez 28 gols e sofreu apenas cinco. Com oito gols, Hulk é o artilheiro do Galo e também da competição.

Já o Cruzeiro, que está num momento de reconstrução, sob a gestão de Ronaldo Nazário, chega à final como franco-atirador. Nos 13 jogos até a decisão, a Raposa venceu nove vezes, empatou uma e perdeu três, com 25 gols a favor e 12 sofridos. Edu é o artilheiro cruzeirense, com seis gols anotados até o momento.