Topo

OPINIÃO

Perecini: 'São Paulo é extremamente competitivo e entrega suor e tática'

Do UOL, em São Paulo

27/03/2022 20h37

No início do Paulistão, o São Paulo enfrentou dificuldades e até flertou com a zona de rebaixamento. O temor de um vexame no estadual deu lugar à euforia pela classificação à final do torneio, selada neste domingo (27) com a vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians no Morumbi. A evolução da equipe comandada por Rogério Ceni passa pelo amadurecimento de jogadores revelados em Cotia, que formam a espinha dorsal do time.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Menon e Gabriel Perecini analisaram a evolução são-paulina ao longo do Paulistão. Eles destacaram alguns pontos positivos do trabalho de Rogério Ceni e virtudes do time.

"O São Paulo foi novamente um time extremamente coletivo e competitivo, dentro das características que esses jogadores podem oferecer. Sem tanto brilho técnico, mas com muito suor, muita parte tática e com muita dedicação desses jogadores que estão em campo", disse Perecini, destacando a força coletiva do Tricolor.

O jornalista também destacou que o São Paulo ofereceu poucos espaços ao Corinthians. O mérito não vai apenas para o setor defensivo, mas também para os jogadores de frente por conta da pressão na saída de bola dos rivais. "Quando você faz um clássico em uma semifinal contra um adversário mais técnico, oferecer apenas duas chances ao rival, e já no segundo tempo, quando você consegue abrir uma vantagem, é muito louvável e com um papel coletivo muito importante, desde Calleri e Eder, passando por Alisson, Nestor e muito pelo Pablo Maia", comentou.

O desempenho no clássico deste domingo animou Menon, já que o Tricolor apresentou um futebol intenso e de muita aplicação tática. "Jogando do jeito que jogou, poderia ter ganhado em Itaquera. É muito bacana estar há 15 jogos sem perder no Morumbi, mas é importante dizer que jogou tão bem que poderia ter vencido lá, ou no Maracanã ou em qualquer lugar. Foi muito melhor do que o Corinthians, justamente com essas características do outro jogo. O São Paulo jogou muito sério, com exceção desse lance do Jandrei. O São Paulo dá mostras de que fará um bom ano", disse o colunista do UOL.

Hazan fez apenas uma ressalva ao bom desempenho do São Paulo: a falha de Jandrei, que entregou a bola de presente para jô marcar e fazer o Corinthians pressionar no fim da partida. "Ressuscitou o Corinthians nos minutos finais, quando o jogo já estava praticamente resolvido. Ainda houve uma emoção por causa desse erro, mas o São Paulo, pela vantagem que foi construída durante os noventa minutos, de forma justa está na final do Paulistão", ressaltou.

Perecini também chamou a atenção para a falha de Jandrei, que já havia testado o coração do torcedor em partidas anteriores ao driblar atacantes rivais ao sair jogando. "Há um excesso de confiança ao sair jogando. Falamos disso um pouquinho contra o Corinthians [na primeira fase do Paulistão] e contra o Manaus [pela Copa do Brasil], quando o Jandrei saiu driblando o atacante do Manaus", completou.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na quarta-feira (30) logo após o duelo contra o Palmeiras, na primeira partida da final do Paulistão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.