Os novos desafios de Abel no Palmeiras: passar Felipão e ser o mais longevo
O técnico Abel Ferreira já conquistou o suficiente para entrar na história do Palmeiras, mas há dois recordes pela frente para torná-lo inalcançável no Verdão: o maior finalista e o mais longevo.
A renovação do contrato de Abel até dezembro de 2024 propicia a busca pela quebra desses recordes. Se o acordo for cumprido até o fim, o português se tornará o treinador com mais tempo no cargo.
Abel ultrapassaria marca de mais de quatro anos no cargo, superando Oswaldo Brandão, que ficou três anos e oito meses no comando do Verdão, entre novembro de 1971 e julho de 1975. O atual técnico foi anunciado pelo Alviverde em outubro de 2020 e está no clube há 17 meses na função.
Outro recorde possível é de número de finais. Com a vaga na decisão do Campeonato Paulista contra o São Paulo, Abel Ferreira já soma nove. O líder é Felipão, com dez participações.
O inédito título paulista também pode deixar o português mais próximo dos técnicos com mais títulos pelo Palmeiras. O líder é Vanderlei Luxemburgo (oito), seguido por Oswaldo Brandão (sete) e Luiz Felipe Scolari (seis). O português soma quatro conquistas (duas Libertadores, Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana). O Estadual seria a quinta.
Um recorde já alcançado por Abel Ferreira é o de treinador com mais títulos internacionais. A Recopa o fez acumular a terceira taça, uma a mais que Felipão (vencedor da Copa Mercosul, em 1998, e da Libertadores, em 1999).
Com história feita e a cumprir, o Palmeiras de Abel enfrentará o São Paulo na final do Campeonato Paulista em dois jogos. O primeiro será quarta-feira (30), no Morumbi. E o segundo provavelmente no domingo, no Allianz Parque. A Federação Paulista de Futebol ainda não definiu datas e locais das partidas decisivas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.