Topo

São Paulo

Governo promete ao SPFC operação especial em transportes no dia da final

Estádio do Morumbi antes do clássico São Paulo x Palmeiras, pelo Paulistão - Matheus Godoy/UOL
Estádio do Morumbi antes do clássico São Paulo x Palmeiras, pelo Paulistão Imagem: Matheus Godoy/UOL

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

28/03/2022 17h37Atualizada em 28/03/2022 19h17

O São Paulo se movimentou nos bastidores para fazer com que os transportes públicos da cidade paulistana funcionem até mais tarde na quarta-feira (30), dia da partida contra o Palmeiras no Morumbi pela final do Paulistão. O clube ouviu do governo do Estado a promessa de que haverá uma operação especial, algo que havia sido rechaçado pelo Metrô e pela ViaQuatro, responsáveis por quatro das cinco linhas do metrô.

Procurada, a ViaQuatro confirmou ter recebido um aviso sobre a possibilidade de uma operação especial, mas o assunto segue com a secretaria de transportes do estado de São Paulo. Uma decisão deve ser anunciada oficialmente em breve.

Na parte da tarde de hoje, a diretoria são-paulina protocolou dois pedidos, um endereçado a Ricardo Teixeira, secretário executivo de Transportes e Mobilidade Urbana da cidade de São Paulo, e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), e outro a Paulo José Galli, secretário de Transporte do Estado de São Paulo, e ao governador João Doria (PSDB). O desejo é que as operações de metrô, trem e ônibus sejam estendidas. O jogo está previsto para começar às 21h40 (de Brasília), o que daria pouco tempo para o torcedor voltar para a casa, já que os transportes férreos fecham meia-noite.

Situado na zona sul de São Paulo, o estádio do Morumbi tem duas estações próximas: a São Paulo - Morumbi e a Vila Sônia, ambas administradas pela ViaQuatro. A primeira está a uma distância de 1,5km do palco da partida, enquanto a segunda fica a 2,5km.

O duelo está marcado para um horário um pouco mais tardio do que vinha sendo ao longo do Paulistão. As partidas vinham sendo marcadas para 21h30, o que daria pouco mais de 30 minutos para o torcedor deixar o Morumbi e conseguir entrar na estação antes das 0h. Com o jogo às 21h40, esse tempo seria de 20 minutos.

Diferentemente do que acontece agora, a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo fez uma operação especial para os três dias de shows do Lollapalooza, que aconteceram nos últimos dias 25, 26 e 27 de março, e reuniram quase 200 mil pessoas. As estações da CPTM e do Metrô ficaram ativas para desembarque até às 1h30. Para o jogo de quarta, o São Paulo já anunciou a venda antecipada de 20 mil ingressos.

São Paulo