Topo

Atlético-MG e Cruzeiro não jogarão a 3ª fase da Copa do Brasil no Mineirão

Mineirão vai receber mais de 200 eventos em 2022 - Staff Images/Cruzeiro
Mineirão vai receber mais de 200 eventos em 2022 Imagem: Staff Images/Cruzeiro

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

29/03/2022 10h48

A CBF sorteou nessa segunda-feira os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil. O Atlético-MG vai enfrentar o Brasiliense, enquanto o Cruzeiro pega o Remo. Em sorteio realizado em seguida, ficou definido que o Galo será mandante no jogo de ida, marcado para o dia 20 de abril, já a Raposa vai jogar em casa na volta, dia 11 de maio. Apesar da diferença de três semanas entre as duas partidas, nenhum dos dois clubes vai jogar no Mineirão. Com shows previamente marcados, o gramado do Gigante da Pampulha estará à disposição de outros eventos.

Para o dia 23 de abril está marcado um show do cantor Gusttavo Lima, enquanto a banda norte-americana Metallica irá se apresentar dia 12 de maio no estádio. Como são eventos de grande porte, a montagem e desmontagem dos palcos e de toda a estrutura demora alguns dias, o que inviabiliza o uso do Mineirão para o futebol nos respectivos períodos. Uma alternativa seria a remarcação das partidas para outras datas, o que é mais complicado para o Galo, que também joga a Copa Libertadores.

Com a impossibilidade de jogarem no Gigante da Pampulha, Atlético e Cruzeiro podem até mesmo não jogarem em Belo Horizonte pela 3ª fase da Copa do Brasil. O Independência está impossibilitado de receber jogos enquanto o Governo de Minas Gerais não se acertar com o América-MG sobre como ficará a administração do estádio após a saída da antiga gestora. Por enquanto, estão liberados apenas os jogos do Coelho, pelo Brasileirão ou pela Libertadores.

É importante destacar que nem Atlético ou Cruzeiro possuem um contrato anual com o Mineirão. Os acordos dos clubes com o estádio são feitos a cada partida ou por períodos, que incluem uma determinada quantidade de jogos. Ou seja, nem Galo e nem Raposa bloqueiam as datas para o futebol no estádio. Sem ter a certeza de quando receberá jogos das equipes da capital, o Mineirão aproveita a agenda livre para receber eventos de pequenos e grandes portes.

Por exemplo, além dos shows das próximas semanas, já estão agendados para o Mineirão alguns festivais, para agosto e setembro, o que pode impactar diretamente na utilização do estádio por Atlético e Cruzeiro, durante o segundo turno do Brasileirão da Série A e da Série B.

Demanda reprimida

Em 2019, foram realizados 253 eventos no Mineirão. Para 2020 a agenda do estádio já estava lotada de forma antecipada. Mas com a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitos shows e festivais foram cancelados ou adiados. A apresentação do Metallica é um exemplo. Originalmente a banda norte-americana tocaria em Belo Horizonte em abril de 2020, mas o show foi adiado para dezembro do ano passado e posteriormente remarcado para 12 de maio de 2022.

Confira a abaixo a nota emitida pelo Mineirão, na manhã desta terça-feira.

Com relação às datas prévias para os duelos da terceira fase da Copa do Brasil, dias 19, 20 ou 21 de abril (Atlético x Brasiliense) e 10, 11 ou 12 de maio (Cruzeiro x Remo), o Mineirão informa que, desde 2021 e 2019, respectivamente, já fazem parte de sua agenda de eventos para 2022 as atrações Buteco do Gusttavo Lima, dia 23 de abril, e Metallica, dia 12 de maio, ambas no gramado. Por serem eventos de grande porte, a montagem e desmontagem de palcos demandam dias de pré e pós-produção, o que inviabilizaria a realização de ambas as partidas nessas datas definidas pela CBF.

O Mineirão lembra que, por decisão dos clubes, os contratos anuais ainda não foram assinados, o que impede bloqueios de datas, atrapalhando o planejamento de eventos para a temporada. De toda forma, no intuito de minimizar conflitos de datas, o Gigante da Pampulha enviou aos clubes, ainda no início de janeiro, a agenda de eventos para 2022. Ou seja, eles já têm o conhecimento de todos os bloqueios no calendário do estádio. Mesmo diante da situação, o Mineirão esclarece que segue trabalhando com as diretorias e com a CBF para que outras datas sejam arranjadas de forma a atender os interesses dos clubes mineiros.

Maior palco de show e eventos do país, o Mineirão tem mais de 200 atrações confirmadas para o ano, incluindo mais de 20 festivais e quase 50 shows. Sua essência multiuso é capaz de organizar mais de um evento num mesmo dia e horário, como aconteceu no último sábado (26). Enquanto a bola rolava para Athletic e Cruzeiro, o estacionamento G1 recebia o Festival Churrasqueada.