Pitbull: por que Santos contratou o volante uruguaio Rodrigo Fernández
O Santos anunciará hoje (29) a contratação de Rodrigo Fernández, meio-campista uruguaio do Guaraní (PAR). Aos 26 anos, ele chega por empréstimo até o fim de dezembro, com opção de compra dos direitos econômicos.
O Peixe cogitou negociar a vinda em definitivo de Fernández, mas, diante dos problemas financeiros do clube, viabilizou o empréstimo. O Alvinegro praiano pagou uma quantia ao Guaraní pela liberação.
Rodrigo Fernández era titular absoluto e frequentemente capitão no Guaraní. Indicado pelo departamento de análise de mercado e aprovado pelo técnico Fabián Bustos, o uruguaio é considerado um "meio-campista misto", capaz de defender e apoiar com qualidade.
Fernández pode atuar como primeiro ou segundo volante, mas, diante das opções no atual elenco, deve ser mais utilizado na função de camisa 5, à frente da defesa, e com a concorrência de Willian Maranhão por uma vaga. Bustos vê Vinicius Zanocelo, Sandry e Camacho como "camisas 8".
Rodrigo Fernández ganhou o apelido de "Pitbull" no Paraguai pela raça em campo. Depois de ser revelado pelo Danubio no Uruguai, o novo reforço do Santos chegou ao Guaraní em 2019, por empréstimo. Em 2020, teve os direitos comprados.
Fabián Bustos detectou a necessidade de atletas com perfil de liderança e determinação no meio-campo. O técnico argentino sente que falta "pegada" no setor, com as divididas sempre vencidas pelos rivais, assim como a segunda bola. Com Maranhão e Fernández, o treinador entende que o Santos será mais competitivo.
A prioridade de Bustos era Fernando Sobral, do Ceará. O Vozão, porém, fez jogo duro, principalmente depois da eliminação na Copa do Nordeste para o CRB, da demissão do Tiago Nunes e da forte pressão do torcedor. Dessa forma, o Santos buscou Rodrigo Fernández, que era o plano B.
Experiência contra brasileiros
Fernández foi titular nos dois jogos contra o América-MG pela Pré-Libertadores deste ano. O Guaraní venceu na Arena Independência por 1 a 0, mas perdeu por 3 a 2 em Assunção e acabou eliminado nos pênaltis.
O "Pitbull" também enfrentou Palmeiras e Grêmio na Libertadores de 2020. Na fase de grupos, perdeu por 3 a 1 em São Paulo e empatou em 0 a 0 no Paraguai. Nas oitavas de final, o Guaraní caiu para o Grêmio com duas derrotas por 2 a 0. Naquela mesma temporada, no entanto, ele não esteve em campo quando os paraguaios eliminaram o Corinthians na Pré-Libertadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.