Topo

Dunga defende Abel Ferreira, mas diz que seleção não precisa de estrangeiro

Dunga, ex-técnico da seleção brasileira - Danilo Lavieri/UOL
Dunga, ex-técnico da seleção brasileira Imagem: Danilo Lavieri/UOL

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

30/03/2022 19h20

Para Dunga, a seleção brasileira não precisa de um técnico estrangeiro. O capitão do tetra e ex-técnico da própria seleção por duas passagens disse que o novo comandante sofreria para se adaptar à cultura do país. Dunga saiu até em defesa de Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, para explicar como um gringo sofreria na Amarelinha.

O debate começa porque Tite já deixou claro que não vai ficar no comando da seleção após o Mundial do Qatar e a CBF ao fim do ano precisará encontrar um substituto.

"Todo mundo gostaria de treinar ou jogar pelo Brasil. Neste momento, eu não acho que o Brasil precisa de um treinador estrangeiro. Se for trazer alguém de fora até se adaptar ao futebol brasileiro, tem que se acostumar a muitas coisas. Tem uma programação de 2, 3, 4 anos. Tem que conhecer os jogadores, tem que entender a mentalidade dos jogadores. É tudo muito complicado na seleção brasileira", afirmou o ex-jogador em evento da Adidas em Heliópolis, em São Paulo, para lançar a bola oficial da Copa do Mundo.

Dunga, então, foi questionado se Abel Ferreira não pularia essa adaptação por já estar no futebol brasileiro há mais de um ano e com vários títulos importantes.

"Pois é. Ele está conhecendo bem as coisas, mas no Palmeiras está tendo muita dificuldade. Mesmo ganhando, hein? Imagina na seleção. A hora que o estrangeiro assumir a seleção, 50% ou 60% das pessoas que antes pediam, vão passar a questionar. O Abel está ganhando tudo no Palmeiras, fazendo um trabalho excepcional. E aí falam do jeito dele jogar", pontuou.

"Pô, futebol não é ganhar? O cara não está ganhando? E estão questionando. Imagina na seleção brasileira", finalizou.