Topo

São Paulo

Heróis no título Paulista, Luan e Luciano tentam recuperar status no SPFC

Luciano e Luan comemoram gol do São Paulo - Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC
Luciano e Luan comemoram gol do São Paulo Imagem: Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

30/03/2022 04h00

Dois jogadores importantes na conquista do título paulista do ano passado vivem um momento diferente daquele no São Paulo. Luan e Luciano deixaram o Morumbi ovacionados depois de fazerem os gols da vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras, que tirou o clube tricolor da fila de mais de oito anos.

A dupla conviveu com lesões desde então e viu seu status mudar. Luan vivia um 2021 cheio de expectativas. O volante era peça fundamental no setor defensivo de Hernán Crespo, que sofreu quando ele foi ausência no início do Brasileirão por causa de uma lesão muscular. Foram 10 jogos sem vitória e um time que se mostrava muito frágil na marcação sem seu titular.

Fora dos gramados, Luan era visto como um potencial venda para o São Paulo, que convive com uma grave crise financeira. O Porto chegou a se interessar pelo volante, mas não apresentou uma proposta oficial à diretoria são-paulina.

Uma lesão considerada rara logo no primeiro treino comandado por Rogério Ceni, em outubro do ano passado, tirou Luan do time. O jogador teve um descolamento muscular do osso da perna e ficou cinco meses longe do gramado.

Desde a conquista do Paulistão, Luan jogou apenas 24 dos 65 jogos feitos pelo São Paulo. Se em 2021 o time sofreu para substituí-lo, na atual temporada as categorias de base foram a solução. Rogério Ceni deu espaço para Pablo Maia, que se firmou entre os titulares e anotou um golaço na vitória sobre o São Bernardo, pelas quartas de final do Paulistão.

Luan tem apenas um jogo sob o comando de Rogério Ceni. Ele entrou no segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Manaus, na segunda fase da Copa do Brasil. O jogador de 22 anos ainda tenta recuperar a forma física ideal para ter mais chances com o treinador.

Torcida pede, mas Luciano ainda não é titular absoluto

As lesões também atrapalharam a sequência de Luciano no São Paulo. Xodó da torcida, o camisa 11 ficou de fora de 17 partidas seguidas na temporada passada por causa de um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda.

O problema muscular fez com que ele perdesse espaço com Hernán Crespo. O status de titular voltou com Rogério Ceni na reta final da temporada passada, mas uma nova lesão atrapalhou o início da atual temporada.

Uma contratura na panturrilha esquerda fez com que Luciano ficasse à disposição de Ceni apenas na oitava rodada do Paulistão. O longo período de ausência permitiu que Éder se firmasse como parceiro de ataque de Jonathan Calleri.

Devido ao rodízio de atletas promovido por Rogério Ceni, as chances voltaram a aparecer para Luciano recentemente, mas seu status de titular absoluto ainda não. Ele começou jogando contra Botafogo-SP e São Bernardo, mas entrou apenas no segundo tempo da vitória sobre o Corinthians, na semifinal.

As arquibancadas do Morumbi pouco ligam para a mudança de status. Com ele em campo ou no banco de reservas, o coro de "é, Luciano" sempre ecoa pelo estádio em um momento de dificuldade da equipe ao longo dos jogos.

Luciano vive a expectativa de saber se será titular hoje contra o Palmeiras, pelo primeiro jogo da final do Paulistão. Já Luan deve começar mais uma vez do banco de reservas.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X PALMEIRAS

Motivo: jogo de ida da final do Paulistão
Data e hora: 30 de março de 2022, às 21h40 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi (SP)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli e Alex Ang Ribeiro
VAR: José Claudio Rocha Filho

São Paulo: Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Léo, Welington; Pablo Maia, Igor Gomes, Rodrigo Nestor, Alisson; Éder (Luciano) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

Palmeiras: Lomba (Weverton), Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Jailson (Danilo), Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Gustavo Scarpa. Técnico: Abel Ferreira.

São Paulo