Palmeiras 'internacional' de Abel decide Paulista para tentar domínio local
Abel Ferreira fez um caminho fora do comum no Palmeiras, ao começar sua galeria de conquistas logo com uma Copa Libertadores, a obsessão da torcida, que voltaria a ganhar no fim de 2021. Dos quatro títulos que ele tem pelo clube, aliás, três são internacionais: ganhou também a Recopa Sul-Americana no início deste mês.
De troféus domésticos, o português tem a Copa do Brasil de 2020, mas falhou nos dois Campeonatos Brasileiros e no primeiro Paulista que disputou. Nesta quarta-feira (30), às 21h40, no Morumbi, ele tenta começar a mudar essa escrita e iniciar um domínio também das taças locais.
Assim como em 2021, Abel terá o São Paulo pela frente. Neste ano, porém, ao ter tempo de descanso para não tratar o Estadual como laboratório, o Alviverde chega invicto à final da competição, com vitórias nos três clássicos disputados, uma defesa vazada apenas quatro vezes e a vantagem de decidir o campeonato em casa.
Para o espectador externo, a conquista de um Paulista pode parecer algo menor na prateleira de um grupo que só foi derrotado neste ano pelo campeão europeu Chelsea, na prorrogação de uma final de Mundial, com um gol de pênalti dado pelo VAR. Mas não é. Não para Abel Ferreira e seu grupo.
Dentro da mentalidade de conquistar tudo, que já era do Palmeiras e que encontrou um par perfeito em Abel, o Paulistão é visto como mais um desafio fundamental. Como o próprio Abel colocou em entrevista coletiva na Federação Paulista de Futebol na terça-feira, trata-se de um campeonato com 120 anos de história, tão forte como o Nacional de seu país natal Portugal.
Ganhando o Paulista, faltará a Abel conquistar apenas o Campeonato Brasileiro, a Supercopa do Brasil e o pouco tangível Mundial entre as taças lineares de primeira linha possíveis para o Verdão. A Sul-Americana, afinal, só é disputada pelos times que não conseguem vaga ou que não prosseguem na Libertadores. Realidade que Abel, que ganhou as duas edições que disputou, não conhece e não dá mostras de que irá conhecer.
Começando nesta quarta, se tudo sair como o treinador deseja, por volta das 18h de domingo, restarão a Abel apenas dois troféus para conquistar no continente.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X PALMEIRAS
Motivo: jogo de ida da final do Paulistão
Data e hora: 30 de março de 2022, às 21h40 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi (SP)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli e Alex Ang Ribeiro
VAR: José Claudio Rocha Filho
São Paulo: Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Léo, Welington; Pablo Maia, Igor Gomes, Rodrigo Nestor, Alisson; Éder (Luciano) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
Palmeiras: Lomba (Weverton), Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Jailson (Danilo), Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Gustavo Scarpa. Técnico: Abel Ferreira.
Veja mais sobre o tema no UOL News Esporte:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.