Topo

Cruzeiro

Cruzeiro: 'Neutro', Ronaldo retorna a BH para iniciar fase decisiva da SAF

Ronaldo marcou presença nos camarotes do Independência pouco antes do jogo entre Cruzeiro e URT - Fernando Moreno/AGIF
Ronaldo marcou presença nos camarotes do Independência pouco antes do jogo entre Cruzeiro e URT Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

30/03/2022 04h00

Os próximos dias serão decisivos para o Cruzeiro dentro e fora de campo. Entre as quatro linhas, a equipe decide o título do Campeonato Mineiro, sábado (2), às 16h30 (de Brasília), diante do Atlético-MG, no Mineirão. Fora de campo, a Raposa já vive a expectativa das definições em relação à concretização ou não da SAF. Ronaldo Nazário chega amanhã (31) a Belo Horizonte, mas a tendência é de que ele fique neutro em relação às movimentações da associação com o Conselho sobre as exigências feitas por ele.

Uma reunião informal está marcada para amanhã entre o presidente da associação, Sergio Santos Rodrigues, membros do Conselho Deliberativo, Gabriel Lima, que lidera o processo da SAF na equipe de Ronaldo, e Pedro Mesquita, gerente operacional da XP Investimentos. O mandatário do time celeste convocou o encontro com o intuito de esclarecer as principais dúvidas sobre a negociação antes da reunião do dia 4 (segunda), em que serão votadas as exigências feitas pelo Fenômeno para concluir o negócio.

Havia a expectativa de que Ronaldo pudesse participar dessa conversa, mas, segundo apurou o UOL Esporte, é muito difícil que isso ocorra. O Fenômeno assistirá à final no Mineirão e estará presente na reunião do dia 4, onde saberá se as pautas serão aprovadas, entre elas a transferências das Tocas 1 e 2 para a SAF e o pedido de recuperação extrajudicial sugerido por ele.

Vale lembrar que Ronaldo se posicionou diversas vezes nos últimos dias em relação às demandas da reunião da próxima segunda-feira. Em todas as oportunidades em que falou publicamente sobre o assunto, o ex-atacante condicionou o futuro da SAF às decisões do Conselho e prometendo não finalizar o negócio em caso de negativa. Cruzeiro e Ronaldo têm até 18 de abril, inicialmente, para concluir a venda dos 90% das ações.

Cenário

Neste momento, o presidente e o vice Lidson Potshe tentam fazer o trabalho de convencimento aos conselheiros de que a venda da SAF para Ronaldo é a melhor alternativa para o Cruzeiro. Tanto que o vice encaminhou carta ao Conselho e à torcida, na semana passada, ressaltando apoio incondicional à concretização do negócio e pedindo bom senso na hora de decidir o futuro do clube.

"Creio que seja o momento de esquecermos as diferenças e disputas, que democraticamente sempre fizeram parte de nossa cultura para que, com a participação de vocês - conselheiros e torcedores - possamos garantir o presente e o futuro do Cruzeiro. Acredito que, no cenário atual, com todas as dificuldades que a instituição vem passando, o Ronaldo é o melhor caminho para o nosso amado clube, não apenas por sua credibilidade no esporte, mas também pelo seu comprometimento como sócio estratégico do clube", disse em trecho do comunicado.

Cruzeiro