Decisivo e com faro de gol: Por que Edu tem se destacado no Cruzeiro?
O início de temporada do atacante Edu não poderia ser melhor. Dois meses após estrear pelo Cruzeiro, o jogador já se tornou um dos principais pilares do time de Paulo Pezzolano, com nove gols em 11 jogos. No próximo sábado, às 16h30 (de Brasília) ele estará frente a frente com Hulk, do Atlético-MG, para a decisão do Campeonato Mineiro. Além do título, está em jogo a artilharia do campeonato.
O atacante alvinegro possui oito gols na competição estadual, enquanto o jogador celeste tem seis . Brigando pelo posto de goleador com a estrela atleticana, a pergunta que fica é: por que Edu está indo tão bem na Raposa?
Artilheiro da Série B pelo Brusque no ano passado, com 17 gols, Edu vem mostrando que pode ter o mesmo desempenho em uma equipe maior e com maior pressão. Até chegar à Raposa, o atleta de 28 anos possuía no currículo apenas times modestos. Com uma força física claramente visível e agilidade no raciocínio, ele é o tipo de jogador que não desiste dos lances, mesmo aqueles improváveis. Além dos gols marcados no Estadual, ele já balançou as redes três vezes na Copa do Brasil.
Na fase classificatória do Mineiro, contra Caldense e Democrata, respectivamente, Edu marcou no último minuto de jogo. Nas duas ocasiões, ele evitou que o time saísse de campo com o empate em um momento em que o Cruzeiro precisava ter tranquilidade com o início de trabalho do técnico Paulo Pezzolano. A insistência é uma das principais características do jogador, o que logo o fez ser adorado pelo torcedor em tão pouco tempo.
Prestes a chegar ao Cruzeiro para o maior desafio de sua carreira, Edu sentiu receio de não seguir no clube após Ronaldo Nazário chegar ao comando da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O jogador havia fechado contrato com a gestão anterior e um investimento de R$ 600 mil foi feito para tirá-lo do Brusque.
"Começaram a sair notícias sobre quem ia ficar, quem ia se apresentar. Fiquei desesperado durante uma semana. No dia 25 de dezembro, meu empresário me ligou e disse que já tinha se reunido com a nova gestão do Cruzeiro e que estava tudo certo. Eu curti meu Natal e o Ano Novo, mas estava muito ansioso para me apresentar", relembrou Edu.
A confiança no desempenho de Edu por parte da equipe de Ronaldo ficou mais evidente após o clube rescindir com Marcelo Moreno, que tinha contrato até o fim deste ano. Enquanto o boliviano marcou nove gols em dois anos, Edu já o alcançou em dois meses.
Virada de chave
Ao longo da carreira, Edu se destacou em clubes que disputavam divisões inferiores como Itaboraí, São Gonçalo e Tubarão. Mas foi no Brusque que ele engrenou. Em diversas ocasiões, Edu explicou que a melhora em seu desempenho se deu após a reflexão de que teria que levar a carreira mais a sério.
Segundo o próprio jogador, em entrevista ao UOL Esporte no início deste mês, a falta de foco, problemas com noitadas e bebidas o tiraram dos trilhos durante uma parte da sua trajetória do futebol, em que ele teve passagens pelas categorias de base do Vasco, Botafogo e Flamengo. Por isso, a demora para se destacar na carreira, uma vez que ele vive seu melhor momento já aos 28 anos.
"Foi por minha cabeça. Não tinha a maturidade que tenho hoje, não me cuidava o suficiente para estar em um clube de alto nível. Tinha muito resultado em campo, mas, infelizmente, deixava muito a desejar fora. E a gente sabe que hoje, se você não se cuidar, acaba ficando para trás. Isso que me atrapalhou muito: situação de bebida, de balada, de deslumbrar, de achar que eu já tinha chegado no auge."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.