Topo

Grêmio: Tetê fecha com Lyon e encerra negócio para jogar a Série B

Meia-atacante tem contrato suspenso com o Shakhtar e chegou a fazer acordo para atuar no Grêmio - Divulgação/Lyon
Meia-atacante tem contrato suspenso com o Shakhtar e chegou a fazer acordo para atuar no Grêmio Imagem: Divulgação/Lyon

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

31/03/2022 10h10

Tetê não vai jogar a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Grêmio. Hoje (31), o meia-atacante fechou com o Lyon, da França, e passa a reforçar o elenco do novo clube imediatamente. A chance de atuar em algumas rodadas no Brasil existia pela negociação com times de ligas que não aceitam novas inscrições, fora da janela de transferências. Não é o caso do campeonato francês.

Aos 22 anos, Tetê assina contrato de empréstimo com o Lyon até o final da atual temporada europeia. O vínculo tem opção de compra.

O clube francês, inclusive, já fez o anúncio oficial da contratação nas redes sociais. O jogador revelado pela base do Grêmio vestirá a camisa de número 20.

O Lyon era o favorito aos olhos da diretoria do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O clube ucraniano chegou a criar um grupo de WhatsApp com dirigentes franceses e o estafe de Tetê para acelerar o acerto, ainda na semana passada.

Além do Lyon, Monaco, Benfica, Milan, Brentford e Southampton demonstraram interesse. O último, aliás, fez proposta formal para contratar Tetê. No fim, prevaleceu a negociação com os franceses.

O Grêmio monitorava o negócio de perto. A diretoria aguardava novidades sobre o futuro de Tetê nesta semana, mas o clima era de otimismo. O retorno, ainda que temporário, era visto como "muito possível".

Tetê e Grêmio já haviam alinhado termos para um contrato de três meses. O jogador, na Europa, pediu aos interessados o aval para voltar ao Brasil até o início da nova temporada. O Milan, primeiro clube a abrir negociação formal, deu aceite. Faltou acordo financeiro. O Lyon nunca indicou a possibilidade de empréstimo de Tetê ao Grêmio.