O que significa inquinado, expressão que Abel usou para criticar Paulistão?
O São Paulo está com a vantagem na final do Campeonato Paulista após ter vencido o Palmeiras na primeira partida da decisão por 3 a 1, no Morumbi, na noite de ontem (30). Depois do confronto, o técnico palmeirense Abel Ferreira criticou a marcação do pênalti que resultou no primeiro gol são-paulino, nos acréscimos da primeira etapa, e disse que o campeonato está "inquinado".
"A eliminatória parte daqui condicionada. Uma coisa é não ter VAR, outra é ter VAR. O senhor Douglas [Marques] foi muito bem [na primeira decisão ao não marcar o pênalti], mas alguém quis ser protagonista. Quando há dúvidas, prevalece a decisão do árbitro. Tem que ser uma coisa escandalosa e o VAR estava a comer pipocas. Faça o que fizer, esse Paulista está inquinado", exclamou Abel.
Mas o que significa o termo utilizado pelo técnico português? De acordo com o dicionário Michaelis, 'inquinado' tem o sentido de "sujo", "com manchas". Ao usar essa expressão, Abel Ferreira quis dizer que a decisão por marcar o pênalti no jogo manchou a partida de ida da final.
O lance
Já nos minutos finais do primeiro tempo, o lateral Wellington tentou cruzar para a área palmeirense, mas a bola bateu em Marcos Rocha e sofreu um desvio. Na hora, os são-paulinos acusaram um toque de mão e pressionaram bastante, mas o árbitro a princípio não marcou o pênalti em campo.
Depois de alguns instantes, ele foi chamado pelo VAR para rever o lance. Na visão dos palmeirenses, a mão de Rocha está colada ao corpo e, por isso, não seria pretexto para a marcação.
Após examinar a jogada, Douglas Marques decidiu marcar a penalidade. Calleri deslocou o goleiro Weverton na cobrança e colocou o São Paulo à frente no placar.
Assista:
O jogo de volta da final acontecerá no próximo domingo (3), no Allianz Parque, às 16h (de Brasília).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.