Abel tenta façanha inédita na carreira para ganhar Paulista com o Palmeiras
Já não é novidade que o técnico Abel Ferreira tem pela frente, pela primeira vez no Palmeiras, a necessidade de reverter um placar adverso na primeira mão de uma partida de mata-mata. A derrota por 3 a 1 para o São Paulo, na final do Paulista, na última quarta (30), porém, não foi a primeira vez na carreira de Abel que ele se viu em tal situação. E o histórico, em caso de derrota no primeiro jogo, não lhe é positivo.
Por times A e profissionais dos clubes em que passou, Abel ainda não conseguiu sair campeão ou com a vaga de um desafio tendo perdido o jogo de ida, embora tenha um vasto histórico favorável de classificações em duelos neste formato.
Na Grécia, eliminações em competições continentais
Pelo Paok (GRE), diante do Krasnodar (RUS), Abel teve como um dos últimos desafios reverter o resultado do primeiro jogo do Playoff da Liga dos Campeões da UEFA 2020-21. Em 22 de setembro de 2020, ele perdeu em casa para o Krasnodar por 2 a 1. Na volta, no dia 30 do mesmo mês, perdeu pelo mesmo placar e foi relegado à Liga Europa com a equipe grega.
Na temporada 19-20, o Playoff disputado por Abel era da Liga Europa, contra o Slovan Bratislava, da Eslovênia. O Paok perde fora de casa por 1 a 0, em 22 de agosto de 2019. Na volta, uma semana depois, ganha por 3 a 2 e devolve a diferença de gols. Mas é eliminado pelo critério do gol fora de casa.
Pelo Braga, um algoz local e um francês
Já pelo Braga (POR), o técnico teve uma decepção na semifinal da Taça de Portugal 18-19. No Porto, em fevereiro de 2019, o time de Abel leva um 3 a 0. Na volta, um empate em 1 a 1 em casa não é suficiente para que seu time fique com a vaga.
Ainda pelo Braga, Abel é derrotado pelo Olympique de Marselha por 3 a 0, na França, em uma das fases pré-grupos da Liga Europa, no dia 15 de fevereiro de 2018. Em Portugal, uma semana depois, o Braga vence por 1 a 0, mas não fica com a classificação por conta do saldo de gols.
Saldo extremamente positivo no Palmeiras
Abel Ferreira, por outro lado, tem pouquíssimas derrotas em mata-mata ou jogos decisivos de duas mãos.No Palmeiras, por exemplo, foram 25 confrontos do tipo, com o Palmeiras saindo com a vaga ou a taça em 18 oportunidades.
As eliminações e derrotas foram para o Tigres (MEX) e para o Al Ahly (EGI), no Mundial de 2020; diante do Flamengo, na Supercopa do Brasil de 2021; para o Defensa y Justicia (ARG), na Recopa Sul-Americana do ano passado; para o São Paulo, no Paulista de 2021; para o CRB, na Copa do Brasil de 2021, e para o Chelsea, no Mundial de Clubes de fevereiro deste ano.
Abel gosta de dizer que veio ao Palmeiras para fazer história. Pois o Paulista deste ano apresenta-se como uma excelente oportunidade de romper mais uma escrita —neste caso, pessoal. No domingo (3), a partir das 16h, no Allianz Parque, um novo recorde pode começar a surgir.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.