Topo

Cruzeiro busca 1º título com técnico estrangeiro; Atlético-MG já tem nove

Paulo Pezzolano foi contratado para ser o técnico do Cruzeiro em 2022 - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Paulo Pezzolano foi contratado para ser o técnico do Cruzeiro em 2022 Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

01/04/2022 04h00

Com os técnicos brasileiros num momento de baixa, os treinadores estrangeiros estão tomando conta de algumas das principais equipes do futebol nacional. Praticamente metade dos times da Série A do Campeonato Brasileiro é dirigida por um técnico nascido em outro país. A presença de gringos vai além da elite e se espalha por outras divisões nacionais. O Cruzeiro é um exemplo. Historicamente o clube estrelado nunca se mostrou adepto aos treinadores estrangeiros, mas em 2022 optou por Paulo Pezzolano.

Nascido em Montevidéu, o uruguaio de 38 anos pode se tornar o primeiro técnico fora do país a ser campeão pelo Cruzeiro. Em 101 anos de história, a Raposa está apenas no quarto treinador gringo. Antes de Pezzolano, os três estrangeiros que dirigiram o time foram: o uruguaio Ricardo Díez (em 1953), o argentino Filpo Nunes (1955) e o português Paulo Bento (2016). Em comum, os anteriores tiveram passagens curtas e nenhum deles foi campeão.

Amanhã (2), o Cruzeiro enfrenta o Atlético-MG, na decisão do Campeonato Mineiro, às 16h30, no Mineirão, e Paulo Pezzolano pode se tornar o primeiro estrangeiro a ser campeão como treinador da Raposa. O desafio não é dos mais simples, afinal do outro lado está um dos times mais caros do país, que em 2021 venceu o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Turco Mohamed comemora título da Supercopa do Brasil pelo Atlético-MG - Divulgação Atlético-MG - Divulgação Atlético-MG
Turco Mohamed comemora título da Supercopa do Brasil pelo Atlético-MG
Imagem: Divulgação Atlético-MG

Já no Atlético-MG, há um histórico de buscar treinadores gringos, tanto que dos 14 estrangeiros que passaram pelo clube, seis deles foram campeões. Dos 46 títulos estaduais do Galo, oito deles foram obtidos com treinadores nascidos em outros países.

Turco Mohamed é o 14º técnico internacional do clube alvinegro, que foi comandado até por profissional húngaro. Eugênio Medgyssy foi o primeiro estrangeiro a dirigir a equipe atleticana, por 53 jogos, entre 1929 e 1931, mas não ergueu taças.

Os troféus do Mineiro foram levantados pelos uruguaios Ricardo Diéz (1954, 1955 e 1956), Felix Magno (1946 e 1947), Walter Olivera (1985) e Darío Pereyra (1999), além do argentino Jorge Sampaolli (2020).

A lista de treinadores estrangeiros campeões tem o nome de Turco Mohamed, pois o atual técnico já foi campeão pelo Atlético. O argentino comandou o Galo na Supercopa do Brasil, conquistada em fevereiro, diante do Flamengo. Neste sábado, diante do Cruzeiro, Turco busca a segunda conquista pelo Atlético em menos de três meses no clube.