Topo

Quem é o dirigente palmeirense que peitou Federação na 1ª final do Paulista

A presidente Leila Pereira, Abel Ferreira e o vice-presidente do Palmeiras, Paulo Buosi, em evento alusivo aos 100 jogos de Abel pelo clube - Cesar Greco/ Palmeiras
A presidente Leila Pereira, Abel Ferreira e o vice-presidente do Palmeiras, Paulo Buosi, em evento alusivo aos 100 jogos de Abel pelo clube Imagem: Cesar Greco/ Palmeiras

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

01/04/2022 04h00

Quem aguardava pela entrevista coletiva do técnico Abel Ferreira, após a primeira final do Paulista, contra o São Paulo, na quarta (30), primeiro assistiu a um pronunciamento do vice-presidente Paulo Buosi, repudiando as decisões da arbitragem. E muitos ficaram em dúvida quanto a quem era o representante do Palmeiras para uma questão tão importante.

Não foi por acaso que Buosi foi o escolhido pela comunicação para falar. Com Leila nos camarotes , e a dificuldade de locomoção no Morumbi, o Palmeiras, mais do que como departamento de futebol, tinha ali que se posicionar rápida e institucionalmente. E nada melhor que um vice eleito, que estava no vestiário após o jogo, para tal tarefa. Ainda mais com a rodagem que ele tem nas alamedas do clube.

Ninguém está há mais tempo na alta cúpula da diretoria do Palmeiras do que Paulo Buosi. Primeiro vice-presidente de Leila Pereira, cargo que já teve na gestão Mauricio Galiotte, Buosi fez também parte da administração de Paulo Nobre, quando foi diretor administrativo, a posição estatutária mais importante do clube fora da presidência.

Vice-presidente está sempre na Academia de Futebol

Buosi vive o dia a dia futebol do Palmeiras intensamente. Embora não tenha cargo remunerado, marca presença diariamente na Academia de Futebol, bem como nos jogos e viagens internacionais. Participa de reuniões administrativas e esportivas, como conselhos técnicos de competições com as federações, e está sempre perto das tomadas de decisões e negociações mais importantes do departamento de futebol.

Leila Pereira tem em Buosi um aliado de extrema confiança. O vice é visto como um dirigente conciliador, que se comunica bem com a imprensa e faz uma boa ponte institucional entre a direção e outras instâncias políticas do clube alviverde. Um perfil parecido com o do próprio Mauricio Galiotte.

Não será nenhuma surpresa se Buosi continuar sendo escalado para representar o clube em pronunciamentos como o de quarta-feira, quando Leila estiver com outras atribuições. Até porque, tudo que Buosi, o diretor Anderson Barros e o gerente Cícero Souza vierem a dizer terá sido alinhado pelo departamento de comunicação e chancelado pela presidente.

O vice também tem aparecido em peças produzidas pela TV Palmeiras, como no vídeo que celebra a renovação de contrato de Abel Ferreira.

Inclusive, ao que consta, Buosi foi o primeiro a dizer ao técnico a frase "Avanti Palestra", que se tornou seu grito de guerra, ainda durante a apresentação de Abel à imprensa, por meio de videoconferência, em novembro de 2020. Também tem participado de outras cerimônias de apresentação ou homenagem, como a recente entrega de uma camisa alusiva aos 100 jogos de Abel no comando do Palmeiras.