Grêmio busca pentacampeonato para manter hegemonia em ano de retomada
O Grêmio pode conquistar o Campeonato Gaúcho pela quinta vez seguida. O pentacampeonato se concretizará com qualquer vitória ou empate hoje (2), contra o Ypiranga, às 16h30 (de Brasília), na Arena. Erguer a taça no começo deste ano pode abrir caminho para retomada do clube azul, branco e preto.
A vantagem de jogar por vitória ou empate se dá em razão do jogo de ida. Em Erechim, o time de Roger Machado venceu por 1 a 0, gol de Lucas Silva, já nos minutos finais do encontro. Se perder por margem mínima, a decisão vai para os pênaltis. Se perder por dois ou mais, o Ypiranga será campeão pela primeira vez em sua história.
Mas isso sequer passa pela cabeça dos gremistas. Num ano em que o Estadual não é prioridade, mas sim voltar à elite nacional, manter a hegemonia ganhou importância e vale mostrar que há um caminho a seguir para a retomada das glórias.
O Grêmio foi rebaixado para a Série B após um Brasileirão catastrófico em 2021. Por isso, vê neste ano a necessidade de reconstrução. Mas, evidentemente, é melhor reconstruir ganhando.
Depois de eliminar o Inter na semifinal, colocar mais uma taça do Gaúcho no museu gremista turbina a moral da equipe que viveu momentos tensos recentemente, com conflitos com a torcida e pressão.
Roger, que assumiu com o campeonato já em andamento, recebe elogios nos bastidores pelo perfil que deu ao time. O Grêmio já mudou — e para melhor — em 2022. Tanto que a conquista, ainda que reconheça as qualidades do rival, está bem perto.
Um pentacampeonato para o time azul não ocorre há 33 anos. O feito pode manter o Tricolor no caminho da hegemonia recente mais longa no torneio, que é do Inter, com seis conquistas entre 2011 e 2016.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO x YPIRANGA-RS
Competição: Campeonato Gaúcho - jogo de volta da final
Data e hora: 02/04/2022 (sábado)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Tiago Augusto Kappes Diel
VAR: Adriano Milczvski
GRÊMIO: Brenno; Rodrigues, Bruno Alves, Geromel e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello, Lucas Silva, Campaz e Elias; Diego Souza (Ferreira).
Técnico: Roger Machado
YPIRANGA: Edson; Gedeílson, Carlos Alexandre, Bruno Bispo e Diego Porfírio; Lorran (Amorim), Falcão, Marcelinho, Erick e Matheus Santos; Hugo Almeida. Técnico: Luizinho Vieira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.