Topo

Cruzeiro absorve derrota na final e volta à Série B confiante em Pezzolano

Paulo Pezzolano, treinador do Cruzeiro para a temporada de 2022 - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Paulo Pezzolano, treinador do Cruzeiro para a temporada de 2022 Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

03/04/2022 04h00

O placar de 3 a 1 para o Atlético-MG sobre o Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro é expressivo, mas não o suficiente para abalar a confiança que o time celeste cultivou no estadual para entrar forte na disputa da Série B do Brasileiro. A equipe de Paulo Pezzolano foi evoluindo ao longo da competição e se mostrou competitiva quando enfrentou um adversário como o Galo. O rival hoje é bem superior técnica e financeiramente.

Ao longo da competição, o técnico fez rodízio, testes, deu oportunidades para garotos da base, experimentou jogadores em funções diferentes do habitual. Na decisão, ele mostrou que já tem uma ideia clara de jogo para o início da Série B e que adversários mais fortes exigem repensar estratégias.

Ao enfrentar o Galo, o uruguaio optou por reforçar o meio-campo com a entrada de Pedro Castro na vaga do meia João Paulo e trouxe mais juventude ao ataque com Vitor Leque no lugar de Waguininho pelo lado esquerdo de ataque, mexendo nos 11 iniciais que vinham atuando nos últimos jogos.

Desde o início de seu trabalho, Pezzolano bate na tecla de que gosta de um time protagonista nas ações, que busque o ataque o tempo todo e que defenda bem. A recomposição foi um problema dos primeiros jogos e ainda não está 100% resolvido. No entanto, a entrada de Fernando Canesim —que foi ganhando a titularidade gradativamente— ajudou a melhorar o setor de meio-campo tanto na criação como defensivamente.

"Eu gosto de ver a equipe com essa intensidade, uma equipe que vai para frente, sempre pressionando e acho que o torcedor também gosta. Porque ele sabe que que queremos ganhar, que queremos a bola rápido. E, claro trazer o resultado. Porque fazer isso sem o resultado não adianta", avaliou Pezzolano.

Após a derrota diante do Galo, o treinador também projetou a disputa da Série B do Brasileirão, que começa na próxima sexta-feira (8), diante do Bahia, na Arena Fonte Nova.

"Teremos que assumir a responsabilidade pelo que é o Cruzeiro. Nós viemos jogar como equipe grande que é o Cruzeiro. Nós sabemos que não podemos perder ponto com nenhuma equipe. Temos que sair para ganhar todos os jogos e é isso que vamos fazer. Nem sempre este será o resultado, mas a equipe vai jogar para ganhar todos. Porque a história da Cruzeiro merece um treinador e jogadores que tenham coragem de sair para ganhar sempre", completou.