Topo

OPINIÃO

Menon: 'Palmeiras humilhou São Paulo e o colocou em seu verdadeiro lugar'

Do UOL, em São Paulo

03/04/2022 20h42

Com uma postura irreconhecível em campo, o São Paulo foi goleado pelo Palmeiras por 4 a 0 neste domingo (3), no segundo jogo da final do Paulistão, e viu o rival ficar com a taça. O desempenho do Tricolor no Allianz Parque foi bem diferente daquele exibido no primeiro duelo, quando venceu por 3 a 1 no Morumbi na quarta-feira (30). A falta de reação da equipe chamou a atenção.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Menon e Gabriel Perecini analisaram a atuação sem brilho dos são-paulinos no Allianz Parque. Eles não perdoaram o espírito coletivo do time e criticaram a apatia ao longo da partida.

"A verdade é que o Palmeiras humilhou o São Paulo e o colocou em seu verdadeiro lugar. Deu um choque de realidade. O são Paulo tem que aprender com essa derrota e ver mais além do próprio jogo, quais são suas falhas e suas deficiências para que possa reagir rapidamente. Já tem jogo da Sul-Americana [quinta, contra o Ayacucho fora de casa] e depois o Brasileiro [domingo, contra o Athletico, no Morumbi]", opinou Menon.

Para Hazan, foi difícil compreender como o Tricolor exibiu dois níveis de atuação tão diferentes em um curto intervalo. "Em um intervalo de três dias, o São Paulo fez a sua melhor atuação e a pior da temporada. Hoje, foi um baile alviverde. Uma atuação irretocável, um atropelo. O São Paulo praticamente não entrou em campo. O time ainda não havia perdido por dois gols de diferença. Tudo o que anulou o Dudu no Morumbi, deixou-o jogar no Allianz Parque. Ele foi um dos grandes nomes dessa final. Tudo o que ele foi anulado no Morumbi, deitou e rolou hoje", comentou.

Menon também criticou a postura do São Paulo em campo, sem uma alternativa para tentar sair do sufoco que o Palmeiras havia imposto. "O São Paulo não entrou em campo animicamente. O time jogou atrás, sem ter velocidade. Então toca no Calleri, mas não é assim. Não é bola alta do Jandrei para o Calleri correr de um lado para o outro. O São Paulo teve uma postura defensiva, talvez até pelo Palmeiras ter se imposto no jogo, mas sem ter saída de bola alguma. Houve atuações individuais horríveis, principalmente do Leo", analisou o colunista do UOL.

Hazan destacou a eficiência do Palmeiras, que conseguiu anular o Tricolor e reverter a vantagem são-paulina da primeira partida com uma goleada indiscutível. "O título do Palmeiras é incontestável, principalmente pela atuação de hoje no Allianz Parque. Foi um atropelo, um massacre. Quem passasse despercebido pela transmissão do jogo nem perceberia que o São Paulo estava jogando uma final. Por isso, foi amassado e foi 4 a 0 para o Palmeiras", avaliou.

Menon alertou que o Tricolor precisa rever suas falhas no jogo de hoje e tentar tirar lições o mais rápido possível, já que não há tempo para se lamentar. "O São Paulo é um time muito competitivo, mas na hora em que precisava ter criação, talento e algo a mais, não teve. Fica em um estilo de jogo que não brilha nunca. O São Paulo precisa ver o que pode fazer para reagir rapidamente", completou.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na quinta-feira (7), logo após a partida contra o Ayacucho na estreia da Copa Sul-Americana. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.