Topo

Libertadores - 2022

Adversário da estreia do Fla tem herói peruano que passou vergonha no Vasco

Da pixotada à Copa do Mundo, Yotún deu a volta por cima após sair do Vasco e hoje enfrenta o Flamengo - Leonardo Fernandez/Getty Images
Da pixotada à Copa do Mundo, Yotún deu a volta por cima após sair do Vasco e hoje enfrenta o Flamengo Imagem: Leonardo Fernandez/Getty Images

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

05/04/2022 04h00

Classificação e Jogos

Yoshimar Yotún tem uma carreira invejável: jogou na Europa, nos Estados Unidos, no México, é um ídolo histórico da seleção de seu país e neste ano pode se classificar para sua segunda Copa do Mundo. O peruano de 31 anos, que defende o Sporting Cristal contra o Flamengo na noite de hoje (5), às 21h30 (de Brasília), pela abertura do Grupo H da Copa Libertadores, só não deixou boas lembranças no Brasil.

A passagem de Yotún pelo Vasco da Gama em 2013 pode ser resumida em um lance. Foi no empate por 1 a 1 contra o Corinthians, em Brasília. Ele passou o jogo inteiro envolvido pela marcação de Douglas e Danilo e, já nos minutos finais, protagonizou uma trapalhada: furou na hora de dar um chutão, atrapalhou-se ainda mais e trombou em seguida com o volante Abuda (assista mais abaixo). O erro virou piada até no dominical Fantástico, da TV Globo, e o Vasco acabaria rebaixado naquele ano, com o peruano de titular.

Nove anos depois, Yotún é um jogador completamente diferente. A começar pela posição, pois agora é volante. Aos 31 anos, ele é o segundo jogador que mais vezes vestiu a camisa do Peru (117, atrás apenas dos 128 jogos de Roberto Palacios). Passou pela Suécia, por Orlando City (EUA) e Cruz Azul (MEX), tendo jogado a Champions League e sido titular nos três jogos da Copa do Mundo de 2018.

Neste ano, no Qatar, Yotún pode repetir a dose. Inclusive foi dele o gol que sacramentou a ida do Peru à repescagem internacional, o segundo da vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai ,na terça-feira passada (29). Agora, basta vencer o representante asiático (Austrália ou Emirados Árabes Unidos) em junho para o selecionado peruano ire a mais um Mundial.

O volante esteve no radar de Boca Juniors e Peñarol no começo deste ano, mas preferiu voltar ao Sporting Cristal. Foi apresentado como reforço de peso e se declarou ao clube que o revelou. "Estou feliz onde estou. É o clube de meus amores, a equipe que me fez jogador. Estou em casa", afirmou em sua apresentação, há três semanas.

Yotún deve ser titular do Sporting Cristal nesta noite, contra o Flamengo, na estreia de ambos os times nesta edição da Copa Libertadores. A partida começa às 21h30 (de Brasília), no estádio Nacional de Lima.