Topo

Internacional

Rival do Inter tem só um título na história e ficou 22 anos na Série C

9 de Octubre é adversário do Inter na quarta-feira, pela Sul-Americana - Reprodução/ Instagram oficial do 9 de Octubre
9 de Octubre é adversário do Inter na quarta-feira, pela Sul-Americana Imagem: Reprodução/ Instagram oficial do 9 de Octubre

Marinho Saldanha

05/04/2022 04h00

Não será pela tradição que o 9 de Octubre poderá causar problemas ao Internacional na estreia na Copa Sul-Americana. O rival do Colorado na abertura da fase de grupos da competição continental tem apenas um título em seus 109 anos de história (95 desde a refundação), ficou 22 anos na Série C e atualmente está em penúltimo no Campeonato Equatoriano.

O 9 de Octubre já mudou de nome algumas vezes. Ele foi fundado em 1912, fechou por alguns anos, foi refundado em 1926 e sempre se definiu como um clube de vários esportes. Entre as principais atividades já realizadas estão o futebol e o ciclismo.

A data que dá nome ao clube se deve ao Dia da Independência de Guayaquil dos espanhóis, ocorrida em 1820. Curiosamente, o 9 de Octubre não foi fundado em 9 de outubro, mas em 18 de abril.

Em campo, o 9 de Octubre teve feitos mais relevantes na época em que era amador. Na era do profissionalismo, faltam grandes glórias ao 'Super 9'. O passado recente é de crescimento, mas ainda longe de qualquer holofote.

O clube ficou 22 anos na Série C do futebol do Equador. Em 2019, conquistou a vaga na Série B nacional com vice-campeonato da 'Segunda Categoria', que corresponde à terceira divisão do país. Em 2020, finalmente, veio o único título relevante na história dos 'Octubrinos': a Segunda Divisão do Equador.

O retorno à elite, que não via desde 1995, foi acompanhado de uma boa campanha. O time acabou em quinto na classificação geral do campeonato (Apertura e Clausura), que lhe garantiu vaga na Sul-Americana.

Antes de chegar à fase de grupos, o time passou pelo Delfín (EQU) com uma vitória e um empate. Mas isso não quer dizer que a temporada atual tem sido boa. A equipe ocupa o penúltimo lugar no Campeonato Equatoriano atualmente, com somente cinco pontos em seis jogos.

Contra o Inter, às 21h30 (de Brasília), de quarta-feira (6), certamente o 'Super 9' terá um dos desafios mais importantes de sua história recente.

Internacional