Topo

OPINIÃO

Barros destaca fragilidade da defesa do Santos: 'é o calcanhar de Aquiles'

Colaboração para o UOL, em Aracaju

05/04/2022 22h53

O Santos teve uma noite para esquecer, foi dominado na maior parte do jogo e acabou derrotado por 1 a 0 pelo Banfield na estreia da Copa Sul-Americana, nesta terça-feira (5), na Argentina. Urzi marcou um golaço após erro na saída de bola da zaga santista. Além da falha no gol, o sistema defensivo do Peixe deixou a desejar e errou muito na partida, que poderia ter terminado com um placar maior não fosse mais uma boa atuação do goleiro João Paulo.

Na Live do Santos, transmitido pelo UOL Esporte após os jogos do Peixe, os jornalistas Gabriel Brino e Maurício Barros criticaram o sistema defensivo da equipe, que contou com a estreia pouco feliz do experiente zagueiro Maicon. Após 15 dias de treinos, o técnico Fabián Bustos escalou o time no sistema 3-5-2 com uma linha de três defensores, mas a equipe mostrou-se insegura e pouco adaptada ao esquema.

Segundo Barros, a estreia na Sul-Americana foi decepcionante e sistema defensivo, o ponto fraco da equipe. "Muitas caras novas, mas o futebol permanece problemático. Estreia não foi legal, decepcionado com a falta de futebol do Peixe. O Banfield é um time de terceiro escalão na Argentina, o Santos foi lá e teve muitas dificuldades, praticamente não jogou, só reagiu no final. Teve algumas chances de empatar, mas muitos problemas de criatividade e também no sistema defensivo, que é o calcanhar de Aquiles."

Apesar das críticas à defesa do Peixe, Barros elogiou a tentativa de Bustos de reforçar a capacidade de marcação da equipe, um dos alvos de crítica de imprensa e torcida desde o início da temporada. O comentarista lembrou que o técnico está apenas começando seu trabalho no clube e pediu tempo para que ele possa implementar suas ideias.

"Ele está começando o trabalho, o trabalho começou a partir do dia que foi eliminado no Paulista. Achei positivo o reforço da defesa e do sistema defensivo, vieram dois volantes e também escalou três zagueiros, era para o time estar mais protegido, mas não é o que a gente viu", analisou.

Brino qualificou a atuação do Santos como "horrorosa" e disse que o futebol ruim apresentado na Argentina frustrou as expectativas da torcida após duas semanas livres de trabalho.

"O jogo foi terrível, horroroso. A atuação do Santos foi decepcionante, lamentável. Foram mais de duas semanas de treino, de trabalho do Bustos, tudo bem que os reforços acabaram de chegar, mas vi um time mais desorganizado do que em jogos anteriores, muito espaçado."

"A gente esperava uma postura totalmente diferente. O Santos foi muito recuado, marcando lá atrás, dinâmica e criatividade zero, foi muito chato para quem assistiu. Muito decepcionante porque se criou uma expectativa do Santos diferente pelo período de treinos que teve, e a gente não viu resultado", finalizou Brino.

Não perca! A próxima edição da Live do Santos será no sábado (9), logo após a partida contra o Fluminense, pelo Brasileirão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Santos no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.