Topo

Botafogo

'Era Textor' tem reflexo nas redes sociais, e Botafogo visa atingir jovens

Patrick de Paula foi anunciado como reforço do Botafogo - Vitor Silva / Botafogo
Patrick de Paula foi anunciado como reforço do Botafogo Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

05/04/2022 04h00

Os reflexos do início da 'era John Textor' puderam ser sentidos não apenas no departamento de futebol do Botafogo, mas também longe das quatro linhas. No último mês, período em que o Alvinegro foi bastante ativo no mercado da bola, o clube também viu um aumento nos números das redes sociais oficiais.

Em março, o Glorioso anunciou vários reforços para a temporada, e alguns nomes sob bastante expectativa, como o volante Patrick de Paula. O clube adotou uma nova "roupagem" neste relacionamento direto com a torcida, mudando a linguagem e a estratégia nas divulgações dos jogadores contratados.

Neste período, foram mais de 1.300 postagens totalizadas em todas as mídias, o que rendeu mais de 15 milhões de visualizações em vídeos, 6,8 milhões em engajamento e 96,1 milhões em impressões. Além disso, o Botafogo fechou o mês no Top 10 de quatro redes, em interações entre os clubes do Brasil: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Passou a ser comum a utilização de teasers e pequenos vídeos abordando referências, características, países, comportamento, vida pessoal e até mesmo brincadeira em torno de notícias envolvendo os nomes que desembarcaram em General Severiano. No caso de Philipe Sampaio, primeiro reforço de Textor, houve um vídeo com parte de uma música do DJ Pedro Sampaio, sucesso entre os jovens, aproveitando a coincidência do sobrenome.

Um recente exemplo também foi com o técnico Luís Castro, contratação disputada com o Corinthians e que o Botafogo usou "forças externas", em alusão a uma matéria que foi publicada à época da disputa entre os dois clubes.

"Tem sido uma relação muito interessante com a equipe. Eu estimulo, cobro, nem sempre concordo, mas também dou autonomia e o resultado está aí. Conteúdo original, criativo e com qualidade", disse o CEO Jorge Braga.

A linha editorial visa aderência maior nas redes sociais. O intuito com os conteúdos é atingir um público juvenil, e, como consequência, também ajudar em uma renovação nas arquibancadas.

Há ainda o entendimento que os reforços, por serem considerados nomes com certo peso, geram uma expectativa grande junto aos torcedores, e no mercado em geral, o que, por si só, também ajuda a aumentar o engajamento nas redes.

O Alvinegro ainda busca jogadores para o Campeonato Brasileiro, e há negociações em andamento com o zagueiro Víctor Cuesta, do Internacional. Até aqui, o clube anunciou o zagueiro, Philipe Sampaio, o lateral-direito Saravia, os volantes Oyama e Patrick de Paula, o meia Lucas Piazon e o atacante Victor Sá, além do técnico português Luís Castro.

Botafogo