Barcelona e Spotify: veja detalhes da gigante parceria entre time e empresa
A diretoria do Barcelona oficializou, no último fim de semana, um acordo de longa duração com o Spotify, um dos serviços de música via streaming mais conhecidos do mundo.
A parceria, que começará a vigorar no início da próxima temporada europeia, inclui a remodelação do histórico Camp Nou, que vai, inclusive, trocar de nome a partir de 2025.
Em comunicado, o Barça não divulgou valores em função de uma "insistência" do Spotify por uma cláusula de confidencialidade, mas segundo a rádio RAC, a empresa vai pagar 160 milhões de euros (pouco mais de R$ 800 milhões) só para ter sua marca no estádio catalão por um período de 12 anos.
O vice-presidente de marketing do clube, Juli Guiu, afirmou ao site do Barcelona que o Camp Nou "se tornará uma casa para músicos, jogadores e torcedores, onde o talento e a criatividade possam florescer". Ele ainda citou que as partes compartilham "valores e filosofia".
Para Bruno Maia, CEO da Feel The Match e executivo de inovação no esporte, o acordo confirma um movimento que já havia sido sinalizado há algum tempo. "Os executivos já vêm apontando que o futebol está no radar da estratégia de expansão da marca há algum tempo. Em 2021, muito se especulou sobre uma oferta que o dono da empresa teria feito para comprar o Arsenal. A combinação de futebol e outras formas de entretenimento também são uma tendência forte de negócios para os próximos anos, sobretudo porque o contexto de consumo hoje aproxima muito mais áreas que antes eram distantes na rotina do consumidor".
Negócio com quatro frentes
Guiu explicou que o modelo de negociação entre time e empresa gira em torno de quatro áreas. A primeira delas envolve a vinculação do logotipo da plataforma nas camisas de jogo das equipes —este acordo vai durar quatro temporadas (de 22/23 até 25/26). A RAC detalhou o provável valor do patrocínio neste segmento: 60 milhões de euros (R$ 304 milhões) ao ano.
Em relação ao estádio, o contrato é dividido em duas partes (reforma e projetos de longo prazo) e prevê que o nome oficial seja alterado para "Spotify Camp Nou".
A terceira "frente" se dá em torno de ativos de publicidade, como a inserção da marca em diferentes pontos das estruturas catalãs, como em salas de imprensa, arquibancadas e placas ao redor do gramado.
Por fim, o acordo permite a criação de "experiências" em conteúdos audiovisuais e de atrações especiais nas dependências do Camp Nou. Diante disto, shows de grande porte devem ocorrer no local nos próximos anos.
Alívio para os cofres
Na imprensa espanhola, o acordo é visto como um alívio para o Barcelona, que se viu atolado em dívidas e viveu verdadeiro caos administrativo no ano passado.
Em outubro, por exemplo, o clube anunciou que teve um prejuízo de 481 milhões de euros (cerca de R$ 3 bilhões à época) no exercício financeiro da última temporada.
Naquele balanço, o Barça informou que houve forte queda nas receitas —de 855 milhões de euros (R$ 5,4 bilhões à época) para 631 milhões de euros (R$ 4 bilhões à época).
As despesas, por outro lado, foram as maiores da história do time: 1,1 bilhão de euros (R$ 7 bilhões à época) — os gastos operacionais subiram 19%.
Reforços vêm aí?
Em meio aos rumores sobre os valores da negociação, a imprensa europeia passou a especular possíveis reforços para o time treinado por Xavi Hernández.
O grande destaque fica para o nome de Lewandowski, atacante do Bayern que está com conversas travadas sobre sua renovação contratual. Ele também é cogitado no PSG.
O brasileiro Raphinha, que vem se destacando nos últimos meses com a camisa da seleção brasileira e do Leeds, é outro dentro do radar catalão. Deco, agente do atleta de 25 anos, viajou nos últimos dias para a Europa para tratar presencialmente dos avanços das conversas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.