Topo

Grêmio

Como o Grêmio vai pagar Elkeson após prometer redução da folha salarial

Elkeson volta ao Brasil depois de dez anos no futebol chinês - VCG/Getty Images
Elkeson volta ao Brasil depois de dez anos no futebol chinês Imagem: VCG/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/04/2022 04h00

Elkeson está em Porto Alegre, já foi até flagrado nas redes sociais com uniforme do Grêmio e é o nono reforço do clube gaúcho para disputa da Série B. A chegada do ex-jogador do Guangzhou Evergrande, da China, praticamente fecha o ciclo de contratações do time. O negócio chama atenção por envolver um atleta com alto salário e diante da luta gremista para reduzir a folha salarial. As saídas recentes e o aporte de um novo patrocinador são fatos citados pela diretoria para afirmar que a mais recente chegada ao elenco é viável.

Aos 32 anos, Elkeson assinou com o Grêmio até o final da atual temporada. O vínculo tem cláusula de prorrogação até dezembro de 2023. Como antecipou o UOL Esporte, o jogador deverá passar por uma pré-temporada particular de um mês antes de estrear.

Elkeson volta ao Brasil depois de dez anos no futebol chinês, mas desde dezembro era cogitado em diferentes clubes brasileiros. O Grêmio mesmo, em fevereiro, pulou fora das tratativas pelos valores pedidos pelo atacante. Mas dois meses depois, o cenário é outro.

O novo atacante chega ao grupo de Roger Machado para disputar posição com Diego Souza. Como centroavante mesmo. E o nome empolgou a comissão técnica, pela qualidade e impacto perante os adversários da temporada.

Para a diretoria, Elkeson é o investimento mensal mais elevado dentre os jogadores contratados ao longo de 2022. Não à toa, o atacante ex-Vitória e Botafogo desembarcou no Rio Grande do Sul horas depois da saída de outro jogador da posição.

A ida de Diego Churín ao Atlético-GO é apontada pelo Grêmio como um dos itens que viabiliza a chegada de Elkeson. Com o argentino fora, a folha salarial ganha espaço para receber um novo jogador. Assim como o adeus iminente de outros nomes do elenco, conforme mostrou o UOL Esporte.

O Grêmio também conta com aporte de um novo patrocinador, que passou a ocupar espaço nos uniformes e entrou com investimento no departamento de futebol feminino. Os recursos antes destinados a equipe, agora serão alocados no elenco principal do futebol masculino.

A fórmula para ter Elkeson, então, se resume a uma nova pedida do jogador — inferior ao patamar desejado logo após deixar a China. Mais saídas do elenco gremista e ainda um novo patrocinador.

O Grêmio estreia na Série B contra a Ponte Preta, em Campinas, no sábado (9). Elkeson ficará em Porto Alegre cumprindo programa de treinos físicos para estrear mais adiante.

Grêmio