Topo

Grêmio encaminha contratação de Guilherme, ex-Botafogo e Sport

Anderson Stevens/Sport Club do Recife
Imagem: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/04/2022 18h58

O Grêmio acertou mais uma contratação para a disputa da Série B. Trata-se de Guilherme, meia-atacante atualmente no Al-Dhafra, dos Emirados Árabes Unidos, ex-Botafogo e Sport. O jogador, no entanto, não desembarca em Porto Alegre agora. O acordo é para que ele reforce o elenco a partir de julho, logo após o fim do vínculo atual no time árabe.

Aos 26 anos, Guilherme é um velho conhecido do Grêmio. Com passagem pela base gremista, ele foi negociado pelo clube gaúcho, no início de 2020, com o Al Faisaly, da Arábia Saudita. A operação rendeu, à época, cerca de 2 milhões de euros.

O Grêmio nega publicamente o acerto, mas admite interesse no jogador. O UOL Esporte apurou, entretanto, que já há acordo e Guilherme voltará ao Brasil na metade do ano. A data de chegada ainda é incerta, mas por conta do período de registros, o jogador é tratado como reforço para o segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro.

Na atual temporada dos Emirados Árabes, Guilherme tem quatro gols e três assistências em 23 partidas disputadas.

Aos olhos do Grêmio, o meia-atacante agrada pela velocidade, drible e boa finalização. Além do histórico de atuação na Série B. Em 2019, com o Sport, o jogador foi artilheiro da segunda divisão. O desempenho valorizou Guilherme a ponto de ele ser negociado com a Arábia Saudita, mesmo sem estar no elenco gremista.

Natural de São Paulo, Guilherme entrou na base do Grêmio em 2014 e trabalhou com Roger Machado em 2015. No ano seguinte, foi emprestado ao São José-POA e depois voltou ao elenco principal gremista sob comando de Renato Gaúcho. Em 2017, foi emprestado ao Botafogo, no ano seguinte passou por Chapecoense e Coritiba até chegar à Ilha do Retiro em 2019.

Guilherme será o décimo reforço do Grêmio em 2022. Antes, o clube gaúcho contratou Orejuela, Bruno Alves, Nicolas, Benítez, Janderson, Edilson, Rodrigo Ferreira, Gabriel Teixeira e Elkeson. Destes, o lateral direito colombiano já foi liberado e agora atua pelo Athletico-PR.