Topo

Internacional

Série B da América? Sul-Americana é retomada e tem peso histórico ao Inter

Alexander Medina começa Sul-Americana no comando do Internacional em novo desafio - Ricardo Duarte / Internacional / Divulgação
Alexander Medina começa Sul-Americana no comando do Internacional em novo desafio Imagem: Ricardo Duarte / Internacional / Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/04/2022 04h00

A Copa Sul-Americana começa hoje (6) para o Internacional. Contra o 9 de Octubre, às 21h30 (de Brasília), o Colorado inicia sua caminhada na competição, no estádio Jocay, em Manta (EQU). Ainda que não seja o mais importante do continente, o torneio tem importância histórica e simboliza a retomada em uma temporada que não começou dentro do esperado.

O time de Porto Alegre faz parte do Grupo E. Além dos equatorianos rivais da estreia, ainda estão na chave o Independiente Medellín (COL) e Guaireña (PAR).

A razão para a Sul-Americana ter relevância histórica para o Inter é simples. O clube gaúcho foi o primeiro time brasileiro a vencer a competição. Até 2008, quando o gol de Nilmar no Beira-Rio garantiu a taça sobre o Estudiantes, da Argentina, nunca um time do país havia conquistado o campeonato.

Naquela ocasião, o Inter assumiu o apelido de 'Campeão de Tudo', completando a lista de conquistas recentes que tinha Libertadores, Mundial de Clubes e Recopa. Além dos feitos nacionais do passado.

Depois do Inter, que nem levou vaga na Libertadores do ano seguinte, pois naquele momento ainda não havia tal regra, o São Paulo foi campeão em 2012, a Chapecoense em 2016, e o Athletico-PR em 2018 e 2021.

Mas não é só olhando para o passado que a Sul-Americana ganha relevância no ambiente colorado. Eliminada pelo Grêmio na semifinal do Gauchão e desclassificado da Copa do Brasil na primeira fase perdendo para o modesto Globo-RN, a equipe de Alexander Medina vê nesta competição a chance de reviver os momentos de glória.

O Inter não conquista título algum desde 2016 e a principal alternativa para isso neste ano é exatamente a Copa Sul-Americana. O Brasileirão é visto como sonho distante, já que há rivais de investimento muito maior e trata-se de uma competição longa.

Depois de 14 dias de inatividade, a preparação será testada em Manta, no Equador. Alexander Medina tem dois reforços relacionados: o uruguaio Carlos de Pena e o atacante Alexandre Alemão. Ambos, porém, devem ficar no banco.

Por outro lado, são seis baixas importantes no elenco. David, D'Alessandro, Moisés, Cuesta, Gustavo Maia e Wanderson sequer estão com a delegação.

"Foi uma semana e pouco de treinos, a gente está muito entusiasmado porque é uma competição que o Inter já ganhou e vamos lutar por ela. Trabalhamos para fazer uma boa estreia e um bom jogo", disse o zagueiro Bruno Méndez.

FICHA TÉCNICA:

9 DE OCTUBRE x INTERNACIONAL
Data e hora
: 06/04/2022 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Jocay, em Manta (Equador)
Árbitro: Andrés Merlos (ARG)
Auxiliares: Facundo Rodríguez e Pablo González (ambos argentinos)

9 DE OCTUBRE: Pinos; Cangá, Manuel Lucas, Darwin Torres e Mina; Cazares, Jaramillo, Mauro Da Luz, Danny Luna e Phillips; Newton Williams. Técnico: Juan Carlos León.

INTERNACIONAL: Daniel; Bustos, Kaíque Rocha, Bruno Méndez e Liziero; Gabriel, Johnny, Edenilson, Mauricio e Taison; Wesley Moraes. Técnico: Alexander Medina.

Internacional