Topo

OPINIÃO

Vitão: 'Não dá para o Corinthians jogar sem um camisa cinco'

Do UOL, em São Paulo

06/04/2022 04h00

Desde o início da temporada, a setor de marcação no meio-campo do Corinthians sofre com a ausência de um típico primeiro volante. Alguns nomes já foram testados de forma improvisada na função, mas sem grande êxito. Sem um especialista, uma das principais necessidades que não foram atendidas no mercado da bola, o Timão se vê em apuros contra adversários que exploram essa deficiência - como foi o caso do Always Ready, que venceu por 2 a 0 nesta terça-feira (5) pela Libertadores.

Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Timão, os jornalistas Vitor Guedes e Ricardo Perrone reforçaram a necessidade de a diretoria buscar um volante no mercado, em vez de lotar o elenco com jogadores de características semelhantes: boa saída de bola, mas de marcação falha.

"Eu critico não só o Vitor Pereira, mas também, e faz tempo, a diretoria do Corinthians, que não contratou um cinco. Mandou embora Gabriel e não ficou com o Ederson sem trazer ninguém. Se é para não trazer ninguém para o lugar do Gabriel e tem o Piton para a reserva do Fábio Santos, não dá para mandar nenhum dos dois embora", disse Vitão.

O jornalista criticou o treinador por escalar jogadores como Renato Augusto e Maycon na função de volantes. Para Vitão, o time perde muita criatividade. "Quem é que tem nessa função? Bota o Xavier para jogar, ou acha alguém. O João Victor pode jogar nessa função? Tem alguém na base? O que não dá é jogar sem nenhum cinco. Hoje [ontem], o Renato Augusto veio buscar a bola na pequena área no segundo tempo. É ridículo. Também não é onde o Maycon joga", analisou.

Além de destacar a culpa da diretoria por não haver um volante típico no elenco, Vitão também apontou uma falha do técnico Vitor Pereira esse tema. "É absolutamente óbvio e claro isso. E já deu tempo de o treinador procurar. O que não dá é colocar o Du Queiroz, que não sabe jogar ali e não marca ninguém, como o Maycon. O Renato Augusto e o Giuliano não são cinco. Se só tem o Xavier, escale-o. Não há muita outra opção", frisou.

Para Perrone, Vitor Pereira já poderia ter encontrado soluções mais adequadas para resolver esta carência da equipe. "Imagino que ele tenha estudado o elenco antes de dizer o 'sim' para o Corinthians. Ele tem que resolver o problema. A questão do Maycon é mais um erro dele. Acabou de chegar e o coloca em um jogo difícil assim? Eu não o colocaria", finalizou o colunista do UOL.

Não perca! A próxima edição da Live do Corinthians será no domingo (10), logo após a partida contra o Botafogo na estreia do Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL