Topo

OPINIÃO

Colunistas: Guardiola é o nome ideal para substituir Tite na seleção?

Guardiola cumprimenta Gabriel Jesus após vitória do Manchester City - Eddie Keogh/Reuters
Guardiola cumprimenta Gabriel Jesus após vitória do Manchester City Imagem: Eddie Keogh/Reuters

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

07/04/2022 11h00

Técnico da seleção brasileira desde 2016, Tite já anunciou que não seguirá no comando após a Copa do Mundo do Qatar. Com isso, muitas especulações sobre quem será seu substituto começaram a surgir. Segundo informações do jornal espanhol Marca, a CBF sonha com Pep Guardiola e irá oferecer 12 milhões líquidos por ano (R$ 61,4 milhões, na cotação de hoje) ao treinador do Manchester City -onde ele recebe mais: 20 milhões de euros (R$ 102,4 milhões).

Convocamos, então, os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: Guardiola é o nome ideal para substituir Tite na seleção? Confira as respostas:

Junto com Klopp, sim. Seria interessantíssimo ver como ele se adaptaria ao trabalho de seleção e à CBF, e como ele mudaria a forma de atuar dos nossos atletas. Para a CBF, entendo que valha o investimento. Será que, para ele, o desafio vale a redução de salário?
ALICIA KLEIN

Guardiola nunca foi um selecionador. É treinador de elite, se alimenta do dia a dia no clube e da competição no mais alto nível. Difícil imaginá-lo aqui jogando eliminatórias e Copa América até o momento esperado em 2026. A menos que seja um sonho de criança, por 1970, ou um desejo de guinada na carreira.
ANDRÉ ROCHA

É o técnico que já diz que sonha com a seleção, tem um mínimo de conhecimento da cultura brasileira e muito conhecimento de jogadores brasileiros. Eu apostaria todas as fichas nele.
DANILO LAVIERI

Disparadamente! Mas duvideodó que Pep Guardiola tope.
JUCA KFOURI

Não acho que seja o ideal, mas é o nome que deveria ser buscado. O principal técnico da última década. Eu prefiro um jogo menos posicional e mais vertical, portanto eu buscaria Klopp antes de Guardiola. Mas sim, Pep já me deixaria satisfeito.
JULIO GOMES

Sim. Mas acho que Guardiola só toparia se houvesse mudança em calendário nacional que não atrapalhasse seu trabalho. Imagina ele tendo que evitar convocar jogadores em novembro porque é reta final do Brasileiro? Não rolaria. Mesmo se não for Guardiola, acho que é o momento de se contratar um técnico estrangeiro para a seleção por dois motivos: 1 - Não há hoje um técnico brasileiro unanimidade para o cargo e 2 - um estrangeiro pode forçar a CBF a melhorias em calendário e estrutura do futebol como um todo.
MARCEL RIZZO

Nem tenho roupa para isso. Seria ótimo. O Brasil precisa de um treinador estrangeiro. Ele é muito melhor que Abel ou Jesus.
MENON

É dos melhores técnicos da história, claro. Mas, muito caro e sem garantias de adaptação. O nome ideal seria o de Abel Ferreira. Mais barato e adaptado ao futebol brasileiro. Seria um sucesso total!
MILTON NEVES

Não acredito em um nome ideal. Guardiola é o treinador que eu mais gostaria de ver na Seleção Brasileira, mas todos os grandes técnicos do momento podem ocupar o cargo. Por que não Klopp ou Simeone, por exemplo? Desde que eles queiram, claro.
PERRONE

É o ideal, sem nenhuma dúvida. Mas me parece muito inviável. Próximo técnico da seleção provavelmente será Jorge Jesus ou Abel Ferreira.
RAFAEL REIS

Se ele aceitar o desafio e a CBF topar pagar o seu salário milionário, sim.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Seria uma excelente opção. Poderia revolucionar a seleção brasileira. É claro que é um grande sonho. Mas fica difícil imaginar que isso se concretize, ainda mais pelos valores que ele recebe.
ROLDOLFO RODRIGUES

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL