Topo

OPINIÃO

eFootball 2.0 não é o melhor jogo, mas times brasileiros garantem diversão

eFootball ganhará uma super atualização corrigindo bugs e melhorando o visual do jogo - Reprodução
eFootball ganhará uma super atualização corrigindo bugs e melhorando o visual do jogo Imagem: Reprodução

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/04/2022 07h00

A Konami lança na próxima quinta-feira (14) uma atualização gigante para o eFootball —reformulação do Pro Evolution Soccer (PES) como um jogo gratuito.

Inicialmente, o jogo foi lançado no dia 30 de setembro do ano passado, mas foi execrado pelos fãs por causa dos bugs e de uma qualidade gráfica muito ruim.

O UOL Esporte foi convidado para testar a nova versão do jogo, na última segunda-feira (4), para avaliar as mudanças e ver se o jogo realmente foi aprimorado.

Quem atendeu a reportagem foi Robbye Ron, gestor de marca da produtora do jogo na América Latina. As primeiras palavras dele foram um pedido de desculpas —eles reconhecem que o jogo foi lançado com erros e visuais inaceitáveis.

Além disso, foi realizada uma apresentação mostrando as novas jogadas adicionadas ao jogo, bem similares ao concorrente FIFA 22. E um novo modo inserido na atualização, que se chama Dream Team —similar ao Ultimate Team no jogo da EA Sports— que, à primeira vista, recompensa o jogador que maratonar o game e não quem gasta mais dinheiro.

Enfim, o jogo

A primeira partida que joguei foi um clássico entre Flamengo e Corinthians. O eFootball tem um trunfo que o FIFA não tem: a presença de times brasileiros. Todos os clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro estão licenciados no game (com exceção do Palmeiras), as ligas brasileiras também são licenciadas.

No segundo confronto utilizei o Manchester United e, fiquem tranquilos, o visual de Cristiano Ronaldo está muito melhor —nem perto do que foi na primeira versão.

Quem está acostumado a jogar FIFA há muito tempo talvez estranhe algumas mecânicas e jogadas do eFootball, mas, apesar de sentir a diferença, não foi algo que atrapalhou a minha experiência. A realidade é que nos dois jogos que joguei, consegui me divertir.

O visual está bem melhor, não é um primor como se destacava no PES —mas para um jogo gratuito não dá para reclamar. Na minha opinião, o jogo não fará com que você deixe de comprar o FIFA todo ano, que é a melhor opção disponível no mercado hoje, mas pode fazê-lo jogar com os seus amigos buscando os time brasileiros (quem não quer jogar um Corinthians x Palmeiras ou um Flamengo x Vasco com um amigo?)

O fabricante desistiu da ideia de ser um jogo multiplataforma, e hoje o eFootball só poderá ser jogado online por pessoas que possuem consoles de mesma marca, como, por exemplo, PS4 e PS5 ou Xbox One e Xbox Series X/S.

Questionei Robbye se a Masterliga e Rumo ao Estrelato estarão no jogo. Ele disse que neste primeiro momento não. Porém, é algo que estão trabalhando para o futuro. Diferentemente da franquia FIFA, o eFootball não será lançado a cada ano. A Konami seguirá o processo que fez sucesso no celular com o PES e sempre soltará atualizações para deixar o game atual.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, a Konami lançará a atualização no game na próxima quinta-feira (14), e não nesta semana. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL