Topo

Santos

Após cinco reforços, Andres Rueda diz que elenco do Santos está 'fechado'

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/04/2022 19h02

Depois de ser eliminado na fase de grupos do Campeonato Paulista e, assim como em 2021, brigar contra o rebaixamento no estadual, o Santos anunciou uma série de reforços nos últimos dias. No pacote, chegaram Jhohan Julio, Bryan Angulo, Willian Maranhão e Rodrigo Fernández. Pouco antes, o Peixe também garantiu as chegadas do zagueiro Maicon e do lateral-direito Auro.

Na Live do Santos, transmitida pelo UOL Esporte nesta quinta-feira (7), os jornalistas Gabriela Brino, Maurício Barros e Lucas Musetti entrevistaram Andres Rueda, presidente do clube. Questionado a respeito das contratações e da postura do Santos no mercado, o mandatário confirmou que o elenco está fechado para o semestre.

"O nosso elenco está formado. É um grupo que a gente pretendia ter até o começo do Campeonato Brasileiro. Estamos encorpando alguns pontos que nosso treinador e departamento técnico achavam que precisavam ser encorpados. Agora, é a vez do pessoal dar liga, se encaixar, treinar e começar a fazer bons jogos", afirmou Rueda.

O presidente do Santos também falou a respeito da atuação do departamento de futebol e do técnico Fabián Bustos na reta final de preparação do elenco para as disputas de Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

"Quem sabe do processo de contratações é sempre a área técnica, ou seja, nosso técnico, que avaliando o nosso plantel, aponta posições que ele acha que precisam ser melhor servidas. Desde o início, ele sempre falou que nosso time era de muitos jovens e que precisava ser incorporado com jogadores mais experientes para ter uma mescla. O Fabián Bustos apontou algumas posições que ele achava mais carentes e, em cima disso, nossa área técnica junto com a parte executiva e de mercado foi atrás de algumas opções, levando em conta algumas sugestões do técnico", disse.

Andres Rueda ainda comentou sobre a questão do Santos ter uma sequência de prioridades na hora de negociar com alguns jogadores. Segundo ele, praticamente todos vieram como 'plano A'.

"Essas contratações foram analisadas pelo CG e praticamente todas vieram como 'plano A'. Muitos se falou sobre 'plano A, B ou C', mas uma das coisas que foi muito levada em conta no momento de pedir esses jogadores, era a situação financeira. Uma vez feito isso, estando dentro do perfil que o clube podia gastar, fomos atrás e tivemos sucesso em todas. Umas deram mais trabalho e outras menos".

Por fim, Rueda explicou o motivo do Santos ter dado ênfase na busca por jogadores estrangeiros. Entre os nomes contratados, Bryan Angulo, Rodrigo Fernández e Jhohan Julio vieram de fora do Brasil.

"O jogador brasileiro está muito caro. A gente aproveitou que o real está valorizado nas moedas aqui da América do Sul e isso possibilitou que trouxéssemos boas opções a um valor que cabia no nosso bolso", finalizou o presidente.

Santos