Topo

Flamengo: Sousa aprofunda reformulação pedida e abre espaço para jovens

João Gomes e Matheuzinho comemoram gol do Flamengo sobre o Sporting Cristal - Marcelo Cortes/Flamengo
João Gomes e Matheuzinho comemoram gol do Flamengo sobre o Sporting Cristal Imagem: Marcelo Cortes/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/04/2022 04h00

Uma das missões pedidas a Paulo Sousa no Flamengo, a reformulação no time é uma realidade, e a vitória contra o Sporting Cristal (PER) comprova que os jovens pedem passagem.

Na estreia na Copa Libertadores, o Rubro-Negro esteve longe de encantar, mas o português indicou, mais uma vez, que pretende oxigenar. Em Lima, a equipe que terminou o jogo diante do Sporting Cristal tinha no time Hugo Souza, Matheuzinho, João Gomes, Lázaro e Matheus França.

Deste quinteto, Sousa escalou apenas o goleiro e o lateral-direito como titulares. Ao lançar os outros garotos ao longo do jogo, o Mister preteriu nomes como Marinho, Diego e Renê, por exemplo.

No duelo, Matheuzinho foi protagonista com uma assistência e um gol. Hugo, por sua vez, foi pouco acionado, mas salvou o time com uma defesa difícil. Já Lázaro, que vem sendo muito utilizado pelo lado esquerdo, achou ótimo passe para o lateral fechar a conta. João Gomes deu mais gás ao time substituir Thiago Maia, e França, a nova joia da coroa do Ninho, ganhou seus primeiros minutos em um compromisso internacional.

"Penso que a equipe respondeu bem, foi intensa e conquistou o que pretendíamos nesse jogo: ganhar com gols e não sofrer. O time fez tudo aquilo que estava previsto para fazer de forma consistente para sair daqui vencedor", disse Sousa.

O português não completou sequer 90 dias no comando rubro-negro e já experimentou a pressão. Ao fazer suas escolhas, ele desagrada alguns jogadores e tenta se manter fiel às suas convicções.

Após a perda do título do Campeonato Carioca, o ambiente azedou de vez e o clube está dividido em todos seus setores. Ao derrotar a equipe peruana, o técnico foi sincero ao admitir que a qualidade do jogo estava em segundo plano:

"Era um dia de consistência no jogo com vista aos resultados. Numa equipe de trabalho, temos muitas pessoas e muitas personalidades. Nós estamos muito alinhados e muito focados em ganhar jogos".

O ambiente na Gávea segue quente, mas o triunfo trouxe alguma paz no Ninho do Urubu. Hoje (7), alguns integrantes de torcidas organizadas encontrarão um pequeno grupo de jogadores para um papo. No sábado (9), o Fla volta a campo para encarar o Atlético-GO, às 19h, no Antônio Accioly, em jogo válido pela estreia no Brasileirão.

  • Veja comentários de Reanto Maurício Prado sobre a gestão de Paulo Sousa no Flamengo, no UOL News Esporte: