Topo

Quem jogou a Copinha e estará no seu time na sequência da temporada

Palmeiras: Giovani foi um dos destaques do time no jogo contra o Guarani, pelo Paulistão - Marcello Zambrana/AGIF
Palmeiras: Giovani foi um dos destaques do time no jogo contra o Guarani, pelo Paulistão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

07/04/2022 04h00

As Séries A e B do Brasileirão de 2022 estão prestes a começar, e são novos campeonatos em que as jovens promessas dos clubes podem mostrar serviço. A Copinha, maior competição de base do Brasil, serviu para muitos deles receberem um voto de confiança e serem promovidos ao elenco principal, e agora terão a oportunidade de dar o retorno que deles é esperado.

De Giovani, do Palmeiras, a Pablo Maia, do São Paulo, o UOL Esporte lista abaixo os atletas que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Junior deste ano e farão parte do elenco principal do seu time na sequência da temporada. Confira os nomes:

ATLÉTICO-MG

Rubens teve a primeira chance como titular do Atlético-MG, na semifinal do Estadual - Pedro Souza/Atlético-MG - Pedro Souza/Atlético-MG
Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

O meia Rubens foi o único jogador que disputou a Copinha e acabou integrado ao elenco profissional, logo após a participação do Galo no torneio de base. No Mineiro, disputou três partidas e deu uma assistência para gol.

BOTAFOGO

Rai, do Botafogo, durante duelo com o Volta Redonda, pelo Carioca - Vitor Silva / Botafogo - Vitor Silva / Botafogo
Imagem: Vitor Silva / Botafogo

O caso do Botafogo ainda é uma incógnita por causa do novo comando do clube, mas Raí, de 19 anos, foi promovido após a Copinha e já está integrando o elenco profissional. Fez nove jogos no Carioca e marcou um gol.

CORINTHIANS

Guilherme Biro foi relacionado para o duelo entre Corinthians e Palmeiras - Rodrigo Coca/Agência Corinthians - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Timão tem dois nomes em vista. Um deles é o zagueiro Robert Renan, nascido em 2003 e recentemente convocado para a seleção brasileira sub-19. Ele costuma ser chamado pelo técnico Vítor Pereira para os treinamentos com o elenco profissional, mas ainda não foi oficialmente promovido ao time de cima. Porém, foi relacionado em alguns jogos do Paulistão.

O outro nome é Guilherme Biro, meia. Canhoto habilidoso e de boa capacidade de armação no meio de campo, o jogador completará 18 anos em 20 de abril e já vem sendo observado de muito perto pela comissão técnica de Vítor Pereira. Assim como Robert Renan, deve ser oficialmente promovido ao longo desta temporada.

CRUZEIRO

Daniel Junior jogador do Cruzeiro durante partida contra o Pouso Alegre no estádio Mineirão pelo campeonato Mineiro 2022 - Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/AGIF
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

No clube celeste, Vitor Roque estava no grupo da Copinha, mas já tinha atuado no profissional no ano passado. O jovem de 17 anos já tem seis gols na temporada é o xodó de Ronaldo, e uma das principais promessas das categorias de base do Cruzeiro. Já o meia-atacante Daniel Junior foi lançado por Paulo Pezzolano, marcou dois gols no Mineiro e se destacou nas partidas que entrou com muita movimentação.

FLAMENGO

Matheus França é uma das esperanças do Flamengo no início do Carioca - Gilvan de Souza/Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

É muito pouco provável que jovens que tenham participaram da campanha da última Copinha tenham algum espaço no elenco principal do Flamengo no restante da temporada. O grupo conta apenas com o goleiro Matheus Cunha e o meia Matheus França, jovens que integraram o elenco do Fla em alguns jogos do Carioca. França é tido como um dos maiores talentos dos últimos anos, mas ainda está em franco processo de evolução na base.

FLUMINENSE

John Kennedy, atacante do Fluminense, comemora gol em clássico Fla-Flu em 2021 - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O elenco do Fluminense tem, hoje, os atacantes John Kennedy, que já era do grupo principal, mas atuou na Copa São Paulo para ganhar "rodagem", e Matheus Martins, apontado como joia e que já foi até utilizado por Abel Braga em 2022. No caso de John Kennedy, ele está em recuperação de uma fratura no pé direito, ocorrida durante as férias após a Copinha.

GRÊMIO

Lucas Kawan em jogo do Grêmio na Copa São Paulo de 2022 - Divulgação/Grêmio FBPA - Divulgação/Grêmio FBPA
Imagem: Divulgação/Grêmio FBPA

Apenas um atleta que disputou a Copinha pelo Grêmio figura no elenco principal: Lucas Kawan, lateral direito. Ele foi promovido, mas depois de bons treinos na pré-temporada acabou perdendo espaço, fazendo com que a diretoria começasse a correr atrás de reforços experientes.

INTERNACIONAL

Estevão, meia do Internacional, durante treinamento - Ricardo Duarte/Internacional - Ricardo Duarte/Internacional
Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

No Inter, Estevão é o único a ter sido promovido. O meia foi um dos destaques do time na Copinha, jogou a Libertadores sub-20 e vem crescendo nos treinos do profissional, recebendo muitos elogios nos bastidores. Deve receber minutos de jogo no Brasileirão.

PALMEIRAS

Pedro Bicalho foi o capitão do Palmeiras na Copinha - Fabio Menotti/Palmeiras - Fabio Menotti/Palmeiras
Imagem: Fabio Menotti/Palmeiras

Dentre os campeões da Copinha, Giovani (atacante), Garcia (lateral direito) e Pedro Bicalho (volante) já foram aproveitados no time profissional e devem ganhar mais minutos no Brasileirão. O primeiro, por exemplo, foi aproveitado em três jogos do Paulistão. Os outros dois também ganharam alguns minutos. O grande destaque Endrick só pode jogar no Nacional a partir de julho, quando terá 16 anos. Mas seu aproveitamento ainda é incerto.

SANTOS

Lucas Barbosa em ação pelo Santos na partida contra o Banfield-ARG - Ivan Storti/ Santos - Ivan Storti/ Santos
Imagem: Ivan Storti/ Santos

Três jogadores que disputaram a Copinha jogarão pelo time principal do Santos. São eles o lateral esquerdo Lucas Pires, o meia-atacante Lucas Barbosa e o centroavante Rwan.

Lucas Pires, de 21 anos, disputa a titularidade com Felipe Jonatan. Ele foi um dos poucos destaques do Peixe no Campeonato Paulista.

O meia-atacante Lucas Barbosa, também de 21, foi outro que aproveitou as chances no Peixe. Ele venceu a concorrência de Ângelo e virou titular na ponta pela direita, mesma função onde fez seis gols na Copinha —marcou um no Paulistão.

Por fim, o centroavante Rwan, de 20 anos, subiu e é uma opção frequente do Santos no segundo tempo. Ele já marcou um gol e briga por espaço com Marcos Leonardo, Léo Baptistão e o recém-chegado Bryan Angulo.

SÃO PAULO

Pablo Maia jogador do São Paulo comemora seu gol durante partida contra o Palmeiras pelo Campeonato Paulista  - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O São Paulo encontrou no elenco da Copinha o seu ponto de equilíbrio para a temporada. O volante Pablo Maia assumiu o espaço deixado por Luan, que ficou fora cinco meses por uma lesão muscular, e atualmente é titular da equipe de Rogério Ceni. Ele se destacou no mata-mata com gols contra São Bernardo e Palmeiras.

Outros três nomes devem ser utilizados por Rogério Ceni ao longo da temporada. O lateral Moreira foi titular em três jogos no Paulistão e está integrado ao elenco principal são-paulino. No último, contra o Botafogo-SP, foi improvisado como volante para permitir a estreia do também lateral Nathan.

Titular da lateral direita na Copinha, Nathan ainda busca espaço no elenco profissional. Inicialmente, ele está integrado ao grupo, mas a disputa é grande, já que Rogério Ceni tem à disposição Rafinha, Igor Vinícius e Moreira para a posição.

Por último, quem luta por espaço no elenco profissional é o jovem Caio. Ele atuou por 30 minutos contra o Ituano e, desde então, não foi mais utilizado.

VASCO

Figueiredo, atacante do Vasco, durante duelo com o Flamengo, pelo Carioca -  Rafael Ribeiro/Vasco -  Rafael Ribeiro/Vasco
Imagem: Rafael Ribeiro/Vasco

O Vasco aproveitou destaques da Copa São Paulo imediatamente após a competição. Figueiredo, por exemplo, que foi artilheiro da Copinha, foi alçado novamente aos profissionais assim como o atacante Vinicius, ambos já tinham passagens pelo time de cima.

Além disso, os zagueiros Eric Pimentel e Zé Vitor, e o lateral direito JP Galvão, iniciaram o processo de transição e alternarão períodos entre o profissional e o sub-20.