BatizGol: Quem é o jogador da Nicarágua contratado pelo Inter
Não é nada comum um jogador da Nicarágua chegar ao Brasil. Ao contrário de países mais próximos, como Argentina, Uruguai e Paraguai, entre outros, são raros os atletas de outro continente a desembarcarem no país. Mas um jovem de 18 anos, cuja história gera grande expectativa, atraiu olhares do Internacional, que firmou sua chegada após um período de testes. É Keylon Batiz, o 'BatizGol'.
Batiz não é o primeiro jogador da Nicarágua a chegar ao Brasil. Daniel Reyes esteve no Tigres do Brasil e no Boavista entre 2008 e 2011. Mas talvez seja o que carrega maior expectativa. Ele, inicialmente, permanecerá nas categorias de base do Colorado.
Mas quem duvida de um jovem que já foi convocado para seleção principal de seu país e marcou dois gols em sua estreia no futebol profissional com apenas 16 anos?
Filho do paraíso
Antes mesmo de despertar interesse do Colorado, o jovem foi descoberto numa 'peneira' realizada pelo Real Estelí — clube que defendia antes de se transferir ao Inter — na Costa do Caribe. Sua origem é uma família humilde nas Corn Islands (Ilhas do Milho), famoso arquipélago turístico do Caribe. O pai mora em Honduras e a mãe segue no paraíso caribenho.
Corn Islands fica aproximadamente 70 quilômetros distante da costa caribenha da Nicarágua e sua população é inferior a 10 mil pessoas, segundo estimativa recente. Trata-se de um ambiente digno de estampar os mais lindos cartões postais, com praias de águas transparentes, areias claras, palmeiras abundantes e grande harmonia entre habitantes e a natureza. No passado, as ilhas serviram como abrigo para piratas em suas aventuras pelo mar do Caribe.
Prodígio, chegou à seleção por gols no principal
A carreira no futebol desperta expectativa desde o primeiro chute. Depois de grande sucesso nas categorias de base do Real Estelí, Batiz chegou à seleção e seguiu impressionando. Fez dois gols que levaram a Nicarágua ao torneio classificatório para o Mundial sub-20 que será disputado em 2023, entre outras grandes participações pela equipe nacional.
Com 16 anos, em janeiro de 2021, recebeu a primeira chance no time principal e marcou dois gols. O feito o colocou como jogador mais jovem a marcar duas vezes no Campeonato da Nicarágua, desde 1994. Com 17 anos, obteve outro feito: foi o jogador mais jovem a fazer dois gols em um clássico nacional, contra o Diriangén.
Ao todo, ele fez sete gols no time profissional na Liga Primeira (Campeonato da Nicarágua).
Os feitos o levaram rapidamente para a seleção principal. Batiz foi chamado para treinamentos com a equipe adulta do país, mas não chegou a disputar jogos oficiais.
BatizGol
O apelido de BatizGol é uma alusão ao antigo craque argentino Gabriel Batistuta, chamado de Batigol. E é tratado abertamente no site oficial do clube que defendia. O Real Estelí atribui o apelido ao jovem repetidamente em suas publicações.
"BatizGol imparável", diz uma das manchetes sobre ele quando ainda era jogador das categorias de base.
Depois dos dois gols dele no clássico, o site oficial do clube foi além. "O primeiro clássico de BatizGol é memorável não só por sua atuação, mas por contribuir com os três pontos que dão o primeiro lugar do Torneio Clausura ao Real Estelí".
O que diz a imprensa local
Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o jornalista Nectalí Mora Zeledón, do jornal La Prensa, rasgou elogios ao meia-atacante que agora defenderá o Inter.
"É um jogador de diversas qualidades. Pode jogar como nove ou arrancar dos lados. Mas como se sente mais cômodo e como joga melhor é de ponta, por sua potência e seu biotipo, que lhe favorece muito. É efetivo na área, chuta com as duas pernas e vai bem por cima. Sempre aparece no lugar oportuno para concluir, sem medo. Sempre busca o gol, é oportunista", disse.
"Se tem confiança, nunca deixa de lutar por marcar o gol. É um jogador comprometido e de muita qualidade. Por suas condições, pelo que mostrou no ano passado, se conseguir manter este ritmo pode ser um dos maiores goleadores do futebol nacional. Seu potencial, até onde poderá chegar, dependerá muito da posição que o coloquem no Brasil e do que poderá crescer aí", completou.
Expectativa no Inter
O Internacional também tem grande expectativa pelo rendimento de Batiz. O jogador permaneceu aproximadamente um mês em avaliação no clube e foi aprovado. Agora, depende da condição legal para poder estrear na equipe sub-20. Seu aproveitamento até mesmo no time principal dependerá do rendimento na base.
A utilização dos jovens é uma das premissas da atual direção do clube e o crescimento dele será acompanhado de perto no CT de Alvorada, localizado na região metropolitana de Porto Alegre.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.