Ronaldo muda 70% do elenco do Cruzeiro para evitar novo fiasco na Série B
Ficar mais uma temporada na Série B do Campeonato Brasileiro não é uma opção para o Cruzeiro. Nesta sexta-feira, em Salvador, a Raposa enfrenta o Bahia, pela 1ª rodada da competição, na Arena Fonte Nova.
O acesso é uma questão de obrigação para Ronaldo, que nos próximos dias vai concretizar a compra de 90% da SAF. Responsável pelo futebol do clube desde dezembro, o Fenômeno mudou 70% do elenco celeste em relação ao último fiasco na Série B.
Em 2020, na primeira vez que jogou a Segunda Divisão, o Cruzeiro foi punido com a perda de seis pontos e não conseguiu lugar pelo acesso. A equipe passou pelas mãos de três treinadores e terminou na 11ª colocação, com 49 pontos.
O que era ruim ficou anda pior em 2021. Apenas 48 pontos conquistados e apenas o 14º lugar, com o risco de rebaixamento à Série C nas rodadas finais, em nova campanha marcada por três técnicos diferentes.
No dia 25 de novembro do ano passado, o Cruzeiro recebeu o Náutico, no Mineirão, e empatou em 0 a 0, pela última rodada da Série B. Dos jogadores que estavam à disposição do técnico Vanderlei Luxemburgo naquela partida, apenas oito permanecem no elenco estrelado e novas saídas não descartadas. Uma reformulação de 70% no grupo de jogadores, tudo para evitar um terceiro fiasco na Segunda Divisão.
"Esse é, sem dúvida, o nosso principal objetivo. Voltar à elite do futebol brasileiro. Vamos ter, sim, uma equipe competitiva. Temos, sim, que pensar neste acesso à Primeira Divisão. É nossa obrigação buscar esse objetivo. Um clube da grandeza do Cruzeiro e de seus torcedores merece estar na elite do Campeonato Brasileiro e é esse o objetivo que vamos buscar", disse Ronaldo, em janeiro, na primeira entrevista como proprietário do Cruzeiro.
Passados três meses, Ronaldo cumpriu a promessa. O Cruzeiro tem um time competitivo e chega à Série B como um dos candidatos ao acesso. Um dos destaques do time em 2022, o atacante Edu já marcou dez gols na temporada. O artilheiro cruzeirense faz elogios ao rival da estreia, mas destaca que o time sabe muito bem o que busca neste Brasileiro.
"Vai ser um duelo muito difícil. A camisa do Bahia é muito pesada. Jogar contra o Bahia em qualquer lugar é muito difícil, principalmente lá em Salvador. A gente sabe da força do Bahia e da torcida. A gente vai lá respeitando ao máximo, mas sabendo do nosso potencial e sabendo o que a gente quer na competição".
FICHA TÉCNICA:
BAHIA X CRUZEIRO
Motivo: 1ª rodada da Série B do Brasileiro
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data e horário: 8 de abril de 2022, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Éder Alexandre (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Bahia: Danilo Fernandes, Douglas Borel, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Patrick, Rezende e Daniel; Raí, Rodallega e Marco Antônio. Técnico: Guto Ferreira.
Cruzeiro: Rafael Cabral, Rômulo, Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Pedro Castro e Fernando Canesin; Vitor Roque, Waguininho (Vitor Leque) e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.