Em sua estreia no Brasileirão, o Santos ficou no 0 a 0 com o Fluminense hoje (9), no Maracanã. Embora tenha apresentado algumas melhoras em relação à derrota por 1 a 0 para o Banfield, pela Copa Sul-Americana, o Peixe ficou devendo em campo. Embora tenha sido mais eficiente na marcação, o time da Vila Belmiro pecou na criatividade e praticamente não levou perigo à meta adversária.
Na Live do Santos, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Peixe, os jornalistas Gabriela Brino e Maurício Barros analisaram os pontos positivos e negativos da equipe em seu primeiro jogo no Brasileirão.
"De fato, essa estreia do Santos não foi animadora. O [Fabián] Bustos está mexendo no time, isso é verdade. Está experimentando. Hoje, o time entrou com três volantes: Willian Maranhão, Rodrigo Fernández, que tinha ido bem na derrota para o Banfield, e Zanocelo. Ponto positivo: achei que o time ficou mais compacto. Vivíamos uma questão de falta de pegada no meio-campo muito grande", observou Barros.
Além da maior proteção oferecida pelo meio-campo à defesa santista, Barros elogiou a recuperação de Maicon. O zagueiro, um dos últimos reforços contratados pelo clube, havia recebido críticas pela fraca atuação no meio de semana pela Sul-Americana. "Esse time aumentou a pegada. Outro ponto positivo foi a atuação do Maicon, que havia sido desastroso contra o Banfield. Hoje, ele foi bastante bem, dando uma segurança que essa defesa precisa", comentou.
Brino também destacou a volta por cima do zagueiro. "A estreia dele foi uma coisa tenebrosa e nos deixou preocupados. É um reforço que vem para tentar arrumar a defesa. Mas hoje ele apagou aquela estreia e conseguiu dar conta do recado. Foi muito preciso nos cortes e salvou o Santos em alguns momentos. Foi um dos melhores em campo", exaltou.
Porém, nem tudo foi positivo para o Santos no duelo contra o Fluminense. Se o sistema defensivo teve méritos, o ofensivo ficou a desejar, como mostrou Barros. "do ponto de vista de criatividade, foi uma nulidade. Se tivesse que sair um vencedor, teria que ser o Fluminense", opinou o jornalista.
Brino apontou outras falhas do time da Vila Belmiro. "A estratégia do Santos era povoar o meio-campo e tentar o contra-ataque. Só que, quando entra com três volantes e o Goulart, que não é um cara de correria, pode ter sido uma pequena falha enquanto o Bustos montava o time. Não deu certo. E o que o Marcos Leonardo jogou hoje me deixou boquiaberta. Ele errou praticamente todas as decisões que tomou. O Bauermann também estava muito inseguro na defesa e perdeu todas pelo alto. O Santos estava um pouco omisso hoje", finalizou.
Não perca! A próxima edição da Live do Santos será na quarta-feira (13), logo após a partida contra a Universidad Católica-EQU pela Copa Sul-Americana. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Santos no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.