Palmeiras inicia busca por 80 pontos no Brasileiro, lacuna no CV de Abel
O Palmeiras começa, hoje (9), a buscar 80 pontos no Campeonato Brasileiro, única das quatro competições nacionais lineares que o técnico Abel Ferreira ainda não conquistou. A estreia é contra o Ceará, às 21h, no Allianz Parque.
A pontuação é a que a comissão técnica definiu como meta para conquista do título em 2021, de acordo com "Cabeça fria, coração quente", livro assinado pelo treinador. O número foi definido com base em avaliação de desempenhos passados dos times do Palmeiras campeões em 2016 e 2018 e de outros vencedores nos últimos 11 anos do torneio.
Para tanto, o time não pode perder muitos pontos em casa. O cálculo da comissão técnica estima que o Alviverde precisa ter 85% de aproveitamento como mandante e 57% fora de casa para atingir a meta.
E, embora o Ceará não seja uma equipe fraca, não está no pacote de equipes diante das quais é aceitável ao Verdão ter um resultado diferente da vitória. Em 2021, o Palmeiras dividiu os times da competição em dois grupos, o G8 e o G11.
No primeiro, estavam rivais tradicionais e postulantes ao título, quando o torneio começou: Flamengo, Atlético-MG, São Paulo, Corinthians, Santos, Internacional, Grêmio e Fluminense. Dos 48 pontos possíveis, a comissão entendia que somar 20 era um desempenho adequado.
Diante do G11, o objetivo era bem mais audacioso: conquistar 60 em 66 possíveis. Nesse grupo, estava, por exemplo, o Red Bull Bragantino. E só contra o time do interior, o Palmeiras já perdeu os seis pontos que poderia perder contra todo o contingente. O Palmeiras perdeu pontos ainda para o Cuiabá, o América-MG e o Fortaleza, entre outros.
Por conta dos resultados do ano passado e da mudança de configuração das equipes, é possível que G8 e G11 tenham membros diferentes neste ano.
Mesclar o time
Assim como na estreia com goleada na Libertadores, a tendência é que o Palmeiras poupe alguns jogadores diante do Ceará, até para ter seu time completo contra adversários mais difíceis nas duas competições.
Jogadores mais desgastados, como Danilo, Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Dudu podem ser preservados.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS x CEARÁ
Motivo: Campeonato Brasileiro, rodada 1
Data e horário: 9 de abril de 2022 (sábado), às 21h
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira, do RN
Auxiliares: Jean Marcio dos Santos e Lorival Candido das Flores, ambos também do RN
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro, do RN
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Murilo, Kuscevic e Jorge; Jailson, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Rony, Navarro e Wesley. Técnico: Abel Ferreira.
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richardson, Fernando Sobral e Vina; Lima, Zé Roberto e Mendoza. Técnico: Dorival Jr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.